Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007777
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMELLO, S. S. de
dc.date.accessioned2023-03-29T10:50:31Z-
dc.date.available2023-03-29T10:50:31Z-
dc.date.created2015-02-04
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationDissertação (Mestrado em Genética)- Universidade Federal de São Carlos, SP.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007777-
dc.descriptionEntre os parasitas de ovinos, Haemonchus contortus é o nematoide mais prevalente e patogênico em áreas tropicais, causando grandes perdas econômicas. As alterações no gene que codifica a glicoproteína-P de membrana (PgP) foram associadas com a resistência a múltiplas drogas. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) no gene PgP em H. contortus por comparação de dois isolados com diferentes status de resistência a anti-helmínticos. Para esse fim, uma ovelha foi infectada experimentalmente com o isolado suscetível (McMaster, Austrália) e outra ovelha com o isolado multirresistente (Embrapa2010, Brasil) de H. contortus. Fezes dos animais infectados foram submetidas à coprocultura para a obtenção de larvas e, após o abate das ovelhas, H. contortus adultos foram colhidos do abomaso e individualmente submetidos à extração de DNA. Para a avaliação de possíveis marcadores moleculares de isolamento geográfico, larvas oriundas de coprocultura de dois outros isolados brasileiros (Bahia e Pernambuco), com status de resistência não determinado, também foram submetidas à extração de DNA. Após amplificação por PCR do DNA extraído de H. contortus adultos, um fragmento do gene PgP foi sequenciado e foram identificados seis SNPs (posição descrita em relação à sequência do contig 004690 do Wellcome Trust Sanger Institute): 508 (A>G, em éxon), 580 (G>A), 601 (G>C), 800 (G>A), 845 (G>T) e 878 (G>T), os cinco últimos em íntrons. O teste exato de Fisher, por meio da correção de Bonferroni, revelou associação significativa (P<0,01) entre os SNPs 508, 580, 601, 845 e 878 e o estado de resistência a anti-helmínticos. Desses SNPs, o 601 e o 878 estão em desequilíbrio de ligação e formam os haplótipos CC, que está associado (P<0,05) à resistência, e GG, à suscetibilidade. Levando em consideração que em H. contortus há considerável diferenciação genética entre áreas continentais distintas, as frequências dos SNPs foram comparadas entre os isolados brasileiros e o isolado suscetível australiano e foi verificado que os SNPs 580 e 845 podem estar associados ao isolamento geográfico. Conclui-se que os SNPs 508, 601 e 878 no gene de glicoproteína-P podem ser marcadores moleculares para a resistência múltipla a anti-helmínticos, e os SNPs 580 e 845 candidatos a marcadores de isolamento geográfico em H. contortus. Nós desenvolvemos um software para Análise de Risco de Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-Helmínticos em Ovinos (SARA) que fornecerá informações que poderão orientar a utilização racional de anti-helmínticos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGenética e evolução
dc.titleAssociação entre polimorfismo no gene da glicoproteína P(PgP) e resitência múltipla a anti-helmínticos em Haemonchus contortus e identificação de fatores de riscos relacionados.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroHelminto
dc.subject.thesagroMarcador Molecular
dc.description.notesOrientação da Dra. Simone Meo Niciura.
dc.format.extent268 f.
riaa.ainfo.id1007777
riaa.ainfo.lastupdate2023-03-28
dc.contributor.institutionSUELEN SCARPA DE MELLO, UFSCAR.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPPSE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Associacao-polimorfismo.pdf1.29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace