Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1007842
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SOUZA, R. F. de
BARROS, A. C.
BARROS, A. H. C.
TABOSA, J. N.
Additional Information: REMY FARIAS DE SOUZA, UFAL; ALLAN CUNHA BARROS, UFAL; ALEXANDRE HUGO CEZAR BARROS, CNPS; JOSÉ NILDO TABOSA, IPA.
Title: Estimates for maize yield (Zea mays L.) in rainfed and irrigated crops determined by the method of agroecological ZONE/FAO (ZAE/FAO), State of Alagoas, Brazil.
Publisher: Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 127-138, mar./abr. 2014.
Language: en
Keywords: Predição agrícola.
Description: O propósito deste estudo foi calibrar o modelo ZAE/FAO e estimar produtividade, avaliando quais épocas de plantio apresentam menores riscos a cultura do milho no Estado de Alagoas. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas, em parceria com Embrapa Solos e o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA - PE, desenvolvido em duas etapas: calibração do modelo ZAE/FAO com dados de produtividade de milho, obtidos do Programa de melhoramento Genético de Milho da região NE, município de Araripina - PE e a etapa seguinte foi simular produtividade do milho para os municípios: Arapiraca, Água Branca, Palmeira dos Índios e Porto de Pedras, no seguintes cenários: com base na época de plantio (a cada dez dias) cuja CADs (19,5 - 58,5 - 65,0 mm) x sistema de plantio (irrigado e sequeiro). Na calibração o Método ZAE/FAO apresentou índices de desempenho estatístico "otimo" para índice confiabilidade (IC=0,86) As maiores produtividades alcançadas foi para o município de Arapiraca com 5.099 e 8.748 kg ha-1, já o município de Palmeira dos Índios,ficou com as menores produtividades 2.308 e 4.711 kg ha-1 respectivamente na condição não irrigada e irrigada. Em média as produtividades irrigadas foram, 58% maiores que as não irrigadas. No sistema irrigado recomenda-se o plantio do milho em qualquer época e em sequeiro nos meses de março - maio, meses mais chuvosos.
Thesagro: Balanço Hídrico
Segurança Alimentar.
Data Created: 2015-02-05
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBAI2014.pdf286,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace