Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1008004
Title: Midiatização e contexto social: análise dos usos e apropriações de dispositivos midiáticos em comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre.
Authors: GONCALVES, D. da C.
Affiliation: DIVA DA CONCEICAO GONCALVES, CPAF-AC.
Date Issued: 2014
Citation: 2014.
Pages: 198 f.
Description: Esta pesquisa estuda a constituição do processo de midiatização em três comunidades da Reserva Extrativista Chico Mendes: seringal Floresta (município de Xapuri) e seringais Porvir e Filipinas (município de Brasiléia), no Acre. Investigam-se experiências individuais e coletivas na perspectiva da midiatização, levando-se em consideração a presença de distintas mediações no processo. Nessa articulação entre midiatização, sujeito rural e mediações buscou-se compreender como os extrativistas se inscrevem em dispositivos midiático-comunicacionais, ingressando em circuitos de oferta midiática e como essa relação constitui processos de comunicação e interações sociais. Como resultado do estudo evidenciou-se que os usos e apropriações de dispositivos midiáticos se desenvolvem profundamente marcados por aspectos contextuais, que são ultrapassados por novas referências interacionais construídas cotidianamente, influenciando as relações sociais. Na interseção desses processos identificamos formatos de uma midiatização periférica.
Keywords: Midiatização
Comunidades rurais
Acre
RESEX Chico Mendes
Xapuri (AC)
Seringal Floresta
Brasiléia (AC)
Seringal Porvir
Seringal Filipinas
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Orientador:
Type of Material: Teses
Access: openAccess
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25433.pdf3.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace