Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010931
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorGUIZELINE, J.
dc.contributor.authorSEIXAS, C. D. S.
dc.contributor.authorDIANESE, A. de C.
dc.contributor.authorALMEIDA, A. M. R.
dc.contributor.authorARIAS, C. A. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. F. de
dc.contributor.authorLOPES, E. F.
dc.date.accessioned2017-09-06T04:58:00Z-
dc.date.available2017-09-06T04:58:00Z-
dc.date.created2015-03-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 47.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOFO BRANCO, 2014, Londrina. Desafios futuros: anais. Londrina: SBF, 2014. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010931pt_BR
dc.descriptionNo Brasil, três espécies do Complexo Fusarium solani estão associadas à podridão vermelha da raiz (PVR): Fusarium brasiliense, F. crassistipitatum e F. tucumaniae. Pesquisadores brasileiros têm avaliado a resistência de genótipos de soja a PVR sem levar em conta a ocorrência dessas diferentes espécies. O objetivo deste trabalho foi verificar se há interação entre as três espécies de Fusarium causadoras da PVR e genótipos de soja. Vinte e dois genótipos, entre cultivares e linhagens, foram cultivados em vasos alocados em casa-de-vegetação. Plantas no estádio V1-V2 foram inoculadas pelo método do ?palito de dente?, com três isolados, cada um de uma das três espécies citadas de Fusarium. O experimento foi montado em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial (22 genótipos x 3 isolados). O tamanho da lesão na haste foi medido aos 20 dias após a inoculação. Também foi verificada a presença de clorose / necrose internerval. As médias de tamanho de lesão foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Scott-Knott. Apenas o isolado de F. brasiliense provocou o sintoma reflexo de clorose/necrose internerval em 11 dos 22 genótipos. Constatou-se interação significativa (P≤0,05) entre os genótipos utilizados e os três isolados. Esse resultado contribui diretamente com os programas de melhoramento, pois a seleção de genótipos resistentes à PVR terá que ser feita independentemente para cada espécie de Fusarium.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleInteração diferencial de genótipos de soja em espécies do complexo Fusarium solani causadoras da podridão vermelha da raiz.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-29T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroSojapt_BR
dc.subject.thesagroFusariosept_BR
dc.subject.thesagroDoença de Plantapt_BR
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorderspt_BR
dc.subject.nalthesaurusSoybeanspt_BR
riaa.ainfo.id1010931
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-29 -02:00:00
dc.contributor.institutionUniFil; CLAUDINE DINALI SANTOS SEIXAS, CNPSO; ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; UniFil.
Aparece en las colecciones:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
3891.pdf29.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace