Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGUIZELINE, J.
dc.contributor.authorSEIXAS, C. D. S.
dc.contributor.authorDIANESE, A. de C.
dc.contributor.authorALMEIDA, A. M. R.
dc.contributor.authorARIAS, C. A. A.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. F. de
dc.contributor.authorLOPES, E. F.
dc.date.accessioned2017-09-06T04:58:00Z-
dc.date.available2017-09-06T04:58:00Z-
dc.date.created2015-03-09
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 47.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MOFO BRANCO, 2014, Londrina. Desafios futuros: anais. Londrina: SBF, 2014. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1010931pt_BR
dc.descriptionNo Brasil, três espécies do Complexo Fusarium solani estão associadas à podridão vermelha da raiz (PVR): Fusarium brasiliense, F. crassistipitatum e F. tucumaniae. Pesquisadores brasileiros têm avaliado a resistência de genótipos de soja a PVR sem levar em conta a ocorrência dessas diferentes espécies. O objetivo deste trabalho foi verificar se há interação entre as três espécies de Fusarium causadoras da PVR e genótipos de soja. Vinte e dois genótipos, entre cultivares e linhagens, foram cultivados em vasos alocados em casa-de-vegetação. Plantas no estádio V1-V2 foram inoculadas pelo método do ?palito de dente?, com três isolados, cada um de uma das três espécies citadas de Fusarium. O experimento foi montado em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema fatorial (22 genótipos x 3 isolados). O tamanho da lesão na haste foi medido aos 20 dias após a inoculação. Também foi verificada a presença de clorose / necrose internerval. As médias de tamanho de lesão foram submetidas à análise de variância e comparadas pelo teste de Scott-Knott. Apenas o isolado de F. brasiliense provocou o sintoma reflexo de clorose/necrose internerval em 11 dos 22 genótipos. Constatou-se interação significativa (P≤0,05) entre os genótipos utilizados e os três isolados. Esse resultado contribui diretamente com os programas de melhoramento, pois a seleção de genótipos resistentes à PVR terá que ser feita independentemente para cada espécie de Fusarium.
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleInteração diferencial de genótipos de soja em espécies do complexo Fusarium solani causadoras da podridão vermelha da raiz.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.date.updated2019-01-29T11:11:11Zpt_BR
dc.subject.thesagroSojapt_BR
dc.subject.thesagroFusariosept_BR
dc.subject.thesagroDoença de Plantapt_BR
dc.subject.nalthesaurusPlant diseases and disorderspt_BR
dc.subject.nalthesaurusSoybeanspt_BR
riaa.ainfo.id1010931
riaa.ainfo.lastupdate2019-01-29 -02:00:00
dc.contributor.institutionUniFil; CLAUDINE DINALI SANTOS SEIXAS, CNPSO; ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; UniFil.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3891.pdf29,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace