Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1012968
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 8-Abr-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, L. D. da S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
RODRIGUES, G. D. da S.
Informaçães Adicionais: LEIDE DAYANE DA SILVA OLIVEIRA, Bolsista PIBIC/CNPq da Embrapa Semiárido; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA SANDRA BASTOS DE SOUZA, Doutoranda do Departamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa; GILSON DENNYS DA SILVA RODRIGUES, Bolsista INPE da Embrapa Semiárido.
Título: Albedo da cana-de-açúcar cv. VAT 90-212 irrigada no Submédio do Vale do Rio São Francisco.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 9., 2014, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2014.
Páginas: p. 43-48.
Série: (Embrapa Semiárido. Documentos, 261).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Coeficiente de reflectância
Balanço de radiação
Albedo
Cana-de-açúcar.
Conteúdo: O albedo de uma superfície vegetada varia dependendo da altura das plantas, da fase fenológica, da cobertura do solo, do ângulo das folhas, do índice de área foliar, do ângulo zenital, bem como da quantidade e do tipo de nuvens. O objetivo deste trabalho foi determinar a sazonalidade do albedo de um canavial irrigado por gotejamento subsuperficial no Submédio do Vale São Francisco. Para tanto, foi conduzido um experimento em uma área de cana-de-açúcar (Saccharum spp.) plantada com a cv. VAT 90-212, irrigada por gotejamento subsuperficial, pertencente à empresa Agrovale, no Município de Juazeiro, BA. Para a determinação do albedo, foi instalado, no topo de uma torre micrometeorológica, um saldo radiômetro composto por quatro sensores de radiação, direcionados para o Norte, distante 2,0 metros da torre. O albedo foi determinado, em base diária, para o ciclo de cana-planta de 2013-2014. Constatou-se que durante o ciclo da cana-de-açúcar, o albedo da cv. VAT 90-212 variou entre 13% e 25% (fase de máximo crescimento), com valores médios em torno de 21%. A sazonalidade dos valores do albedo da cana-de-açúcar indica a interação da radiação com as condições da superfície, principalmente no que se refere ao fator de cobertura do solo e indice de área foliar.
Thesagro: Irrigação.
NAL Thesaurus: Sugarcane
Saccharum.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resumo05.pdf224,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace