Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1013882
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MACIEL, A. R. N. A.
OLIVEIRA, M. do S. P. de
BRANDÃO, C. P.
MENDES, G. G. C.
Additional Information: Alynne Regina N. Alves Maciel, GRADUANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Camila Pinto Brandão, GRADUANDA UFRA; Gleidson Guilherme Caldas Mendes, GRADUANDO UFRA.
Title: Avaliação cachos em genótipos de Oenocarpus Mapora karsten.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Language: pt_BR
Notes: VII ENAAG.
Keywords: Bacabi
Caracteres quantitativos
Palmeira
Rendimento de frutos
Description: Oenocarpus mapora Karsten, conhecida por bacabi é uma palmeira perene nativa da Amazônia, cujos frutos são consumidos na Amazônia. Apesar de seus frutos possuírem excelentes características organolépticas, com perspectivas agroindustriais para polpa processada e na produção de azeite, similar ao de oliva ainda é carente de estudos que possam contribuir para seu uso em escala comercial. O objetivo deste trabalho foi utilizar cachos para avaliar genótipos de bacabi. Foram avaliados cachos com frutos em plena maturação de 16 genótipos de bacabi pertencentes ao Banco de Germoplasma de Bacabas (BAG ? Bacabas) da Embrapa Amazônia Oriental. Os cachos foram avaliados por seis caracteres. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva. Os cachos pesaram, em média, 1,8 kg com 1,1 kg representando frutos, com 49,6 ráquilas, 13,1 cm de comprimento, 464,3 g para peso de cem frutos e 59,2% de rendimento de frutos por cacho. Todos os caracteres exibiram consideráveis variações. Nove genótipos tiveram excelente rendimento de frutos por cacho e dois deles apresentaram frutos pequenos, características desejáveis ao mercado de polpa. Com base no exposto, pode se considerar preliminarmente que os genótipos de bacabi mostram potencialidades.
Data Created: 2015-04-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENAAG1114.pdf451,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace