Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015064
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, G. de S.
dc.date.accessioned2025-08-04T13:48:11Z-
dc.date.available2025-08-04T13:48:11Z-
dc.date.created2015-05-08
dc.date.issued2014
dc.identifier.citation2014.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015064-
dc.descriptionO Vale do São Francisco é uma região em expansão econômica devido ao seu potencial frutícola. A videira é uma das mais importantes culturas da região e necessita de fertilizantes, corretivos e agrotóxicos para o seu controle fitossanitário o que gera receios quanto a contaminação de recursos ambientais e do homem. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade do solo em áreas de produção de uva em relação à concentração de agrotóxicos e metais tóxicos no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho (áreas com uso de certificação) e no perímetro irrigado Bebedouro (áreas sem certificação), localizados em Petrolina-PE. Essa dissertação foi dividida em dois capítulos. No capítulo 1 foi realizado um levantamento dos principais agrotóxicos utilizados pelos produtores, por meio da aplicação de um questionário semi estruturado. Para estimar o potencial de contaminação das águas superficiais e subterrâneas, foi aplicado o índice de GUS e método de Goss utilizando os princípios ativos dos compostos listados no questionário, além de definir sua classificação toxicológica. O estudo revelou que mais de 50% dos agrotóxicos utilizados na produção de uvas oferecem riscos de toxicidade aos seres humanos e ao meio ambiente. Com base no índice de GUS e Goss, os compostos empregados na atividade agrícola da videira oferecem alto risco de contaminação às águas superficiais e moderado risco de contaminação às águas subterrâneas. No capítulo 2 foi realizado um estudo sobre a qualidade do solo em 10 áreas produtoras de uva, investigando a presença de resíduos de agrotóxicos e teores de metais (cobre, zinco, cádmio e chumbo) ao longo de um ciclo de produção. A quantificação dos agrotóxicos nas amostras de solo foi feita através de Cromatografia líquida (LC-MS/MS)após extração ASE (do inglês: Accelerated Extraction Solvent) e para determinação dos metais utilizou-se a espectrometria de absorção atômica, após digestão das amostras pelo método 3050B da USEPA. Os resultados da investigação da qualidade do solo, identificaram seis agrotóxicos diferentes, a bifentrina, irnidacloprido, tiametoxam, boscalida, tetraconazol, trinflumizol ao longo do ciclo de produção da videira. Os teores de fósforo nos solos aumentaram ao longo do ciclo produtivo avaliado, influenciando nos teores de Zn (zinco), Cd (cádmio) e Pb (chumbo). Foi constatado que o uso de adubações e agrotóxicos nos solos de videira alteraram as concentrações de metais tóxicos, porém não caracteriza contaminação.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectQualidade do solo
dc.subjectPerímetro irrigado Senador Nilo Coelho
dc.subjectPerímetro irrigado Bebedouro
dc.titleAvaliação da contaminação do solo por agrotóxicos e metais decorrentes da atividade agrícola da videira no Vale do Submédio São Francisco.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroSolo
dc.subject.thesagroAgrotóxico
dc.subject.thesagroContaminação
dc.subject.thesagroMetal Pesado
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Tecnologia de Ambiental) - Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Recife. Orientada por Eden Cavalcanti de Albuquerque Júnior; coorientada por Paulo Tereza de Souza e Silva, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent2113 f.
riaa.ainfo.id1015064
riaa.ainfo.lastupdate2025-08-04
dc.contributor.institutionGRACIENE DE SOUZA SILVA, ASSOCIAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
Videira-Avaliacao-da-contaminacao.-2014.pdf61.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace