Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015347
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2014
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PARRON-VARGAS, L. M.
MAIA, C. M. B. de F.
BARATTO, R. L.
SILVA, M. Z. Da
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
Additional Information: LUCILIA MARIA PARRON VARGAS, CNPF; CLAUDIA MARIA BRANCO DE F MAIA, CNPF; Ricardo Luís Baratto; Maurício Zolet Da Silva; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF.
Title: Avaliação de carbono e nitrogênio em perfis de solos sob diferentes sistemas de uso da terra, em Ponta Grossa, PR.
Publisher: In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ARBORIZAÇÃO DE PASTAGENS EM REGIOES SUBTROPICAIS, 1., 2013, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2014. p. 125-129.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 268).
Language: pt_BR
Keywords: Carbono no solo
Sistema integrado
Sistema agrossilvopastoril
Método Dumas
Description: Em solos agrícolas, os estoques de C e N são afetados pelo uso da terra e pelas práticas de manejo, assim como pela quantidade de resíduos aportados anualmente na superfície do solo. Sistemas agroflorestais ou integrados têm o potencial de aumentar a fertilidade do solo e o sequestro de carbono e reduzir os processos erosivos. O objetivo deste estudo foi avaliar os estoques de C e N em cinco diferentes sistemas de uso da terra, incluindo dois sistemas integrados: sistema integrado lavoura-pecuária (iLP), sistema integrado lavoura-pecuária-floresta (iLPF), plantio de Eucaliptus dunnii (E), lavoura em plantio direto (L) e campo nativo (CN). As maiores diferenças significativas entre os teores de C e N nos diferentes sistemas de uso da terra estão nas camadas até 10 cm de profundidade, embora existam pequenas diferenças nos teores de C nas camadas mais profundas.
Data Created: 2015-05-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p125129Doc.268Anais.pdf131,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace