Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015804
Título: Avaliação da matéria orgânica em solo tratado com lodos de esgoto e cultivado com milho safrinha.
Autoria: BOEIRA, R. C.
SOUZA, M. D. de
GALVAO, J. A. H.
MAXIMILIANO, V. C. B.
Afiliação: RITA CARLA BOEIRA, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA; JOSE ABRAHAO HADDAD GALVAO, CNPMA; VIVIANE CRISTINA B MAXIMILIANO, CNPMA.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS AMBIENTAIS E SAÚDE, 5., 2005, Santos/SP. Anais... Santos/SP: CBPAS, 2005. p. 85-88
Conteúdo: O descarte de resíduos urbanos em solos, embora tenha diversas limitações químicas e ambientais, pode ser uma prática agrícola viável, desde que se disponha de informações básicas a respeito de sua influência sobre as propriedades do solo em condições tropicais. Os lodos de esgoto compõem-se de 40 a 60% de matéria orgânica. Considerando-se que parte do nitrogênio e do carbono orgânico desse material seja resistente à degradação por determinado tempo, pode-se levantar a hipótese de que suas quantidades no solo aumentarão, tornando-se parte da matéria orgânica. Esta, por sua vez, afeta diversas propriedades do solo, mecânicas, hidrológicas ou térmicas, e é fundamental para a manutenção da produtividade do solo. Neste estudo foram avaliados os estoques de nitrogênio total e de carbono orgânico em latossolo cultivado com milho safrinha, após incorporação de doses crescentes de dois tipos de lodo de esgoto: um de origem urbana e outro acrescido de despejos industriais.
Thesagro: Latossolo
Carbono
Solo tropical
Reciclagem
Acidificação
NAL Thesaurus: Soil
Palavras-chave: Biossólido
Carbono Orgânico
Lodo De Esgoto Anaeróbio
Reciclagem agrícola
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA020.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace