Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1015864
Título: Psicologia ambiental e agroecologia: apropriação do espaço por famílias de agricultores.
Autoria: BASSANI, M. A.
SILVEIRA, M. A. da
FERRAZ, J. M. G.
Afiliação: Marlise A. Bassani, Pós Graduação em Psicologia Clínica e Faculdade de Psicologia - PUC/SP; Miguel Angelo da Silveira, Embrapa Meio Ambiente; José Maria Gusman Ferraz, Embrapa Meio Ambiente.
Ano de publicação: 2005
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 3.; SEMINÁRIO ESTADUAL DE AGROECOLOGIA, 3., 2005, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis/SC: ABA, 2005. p. 1-4.
Conteúdo: Trabalhos anteriores (Bassani, Silveira e Ferraz, 2003; Bassani, Ferraz e Silveira, 2004)assinalaram contribuições da Psicologia Ambiental para a Agroecologia, através de metodologias participativas. Este trabalho é um estudo piloto sobre apropriação de espaço e apego ao lugar por famílias de agricultores do município de Araras (SP). O modelo dual de apropriação de espaço (Pol, 2002) envolve ação/transformação do espaço e identificação simbólica e, a partir deste processo, identificam-se características do apego ao lugar. Resultados indicam diferenças entre as famílias nos processos de ação/transformação. Do ponto de vista simbólico, não há diferenças entre as famílias: são mantidos símbolos de identidade da família e da região. Discute-se o papel de políticas públicas na apropriação de espaço dos agricultores e suas famílias.
NAL Thesaurus: Agroecology
Palavras-chave: Apropriação de espaço
Psicologia ambiental
Agroecologia
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005AA024.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace