Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1018868
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, F. de F.
PINTO, J. M.
CHAVES, A. R. de M.
BRITO, E. T. S.
SOUSA, I. I.
NASCIMENTO, T. L. do
SANTOS, D. E. P. S.
LIMA, L. A.
CARVALHO, C. H. S. de
PEREIRA, A. A.
OLIVEIRA, A. C. B. de
Additional Information: FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPATSA; JOSE MARIA PINTO, CPATSA; AGNALDO RODRIGUES DE MELO CHAVES, CPATSA; ELIETA TAMIRES S. BRITO, Graduando em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Pernambuco, Petrolina-PE; INDIRA INGRIDE SOUSA, Graduando em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Pernambuco, Petrolina-PE; TIAGO L. DO NASCIMENTO, Graduando em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Pernambuco, Petrolina-PE; DAYANA EVELIN P. S. SANTOS, Graduando em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Pernambuco, Petrolina-PE; LUIZ ANTÔNIO LIMA, UFLA; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; ANTÔNIO A. PEREIRA, EPAMIG; ANTONIO CARLOS BAIAO DE OLIVEIRA, SAPC.
Title: Desempenho de progênies de café Arábica no Submédio do Vale do São Francisco.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 9., 2015, Curitiba. Consórcio pesquisa café: oportunidades e novos desafios. Brasília, DF: Embrapa Café, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Adaptação
Melhoramento genético
Mudanças Climáticas.
Description: O presente trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento vegetativo de progênies de café arábicanas condições de cultivo irrigado do Submédio do Vale do São Francisco, no Semiárido Brasileiro. O ensaio foi instalado em julho de 2012, na Estação Experimental da Embrapa Semiárido, no município de Petrolina, PE. Foram avaliadas 34 progênies em delineamento inteiramente casualizado, com três repetições e parcelas de cinco plantas, estabelecidas no espaçamento de 3,0 m x 1,0m. Aos 20 meses após o plantio, avaliaram-se: altura de planta, diâmetro da copa e o diâmetro da base do caule (ramo ortotrópico) a 5 cm do solo. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas utilizando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.Diferenças significativas entre os tratamentos foram verificadas apenas para a altura média de planta, cuja média geral foi de 128,76cm. A progênie com menor altura foi a cultivar Tupi, com 97,30 cm, e a mais alta foi a progênie da cultivar Palma 1 , com 172,20 cm . O diâmetro médio da copa foi de 141, 31 cm, com variação de 117,20 cm (Catucaí Amarelo 2 SL) a 160,67 cm (Palma 1). O diâmetro médio do caule foi de 2,69 cm, com amplitude de 2,11 cm (Catucaí Amarelo 2 SL) a 3,41 cm (Sabiá Tardio Enxo). Observou-se que as progênies de café arábica cultivadas na região apresentaram crescimento vegetativo compatível com aquele observado nas regiões tradicionais de cultivo de café no Brasil.
Thesagro: Café
Coffea Arábica.
NAL Thesaurus: Coffea.
Data Created: 2015-06-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agnaldo2015.pdf172,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace