Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1019894
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Jul-2015
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: JUHÁSZ, A. C. P.
SOARES, B. O.
MORAIS, D. de L. B.
PIMENTA, S.
RABELLO, H. de O.
RESENDE, M. D. V. de
Informaçães Adicionais: ANA CRISTINA PINTO JUHÁSZ, EPAMIG; BRUNO OLIVERA SOARES; DANIELLE DE LOURDES BATISTA MORAIS, BIOJAN; SAMY PIMENTA; HUDSON DE OLIVEIRA RABELLO; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA.
Título: Agrupamento de 10 famílias de meios irmãos de Jatropha curcas do genótipo do Setor PRT.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA EM PINHÃO MANSO, 1., 2009, Brasília, DF. Pesquisa, desenvolvimento e inovação: tecnologia para biocombústiveis: anais. São Paulo: ABPPM; Brasília, DF: Embrapa Agroenergia, 2009.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Pinhão manso
Variabilidade genética
Agrupamento
Conteúdo: O pinhão manso é uma cultura que vem ganhando importância econômica nos últimos anos, devido a produção de óleo de suas sementes, que possui ótima qualidade para a fabricação de biodiesel. Porém, é uma planta ainda não domesticada, com vários problemas que precisam ser resolvidos. Desta forma, este trabalho teve por objetivo estimar parâmetros genéticos relacionados a caracteres vegetativos de 10 famílias de meios irmãos de pinhão-manso, em Janaúba-MG. O delineamento foi o de blocos ao acaso, com 40 repetições e uma planta por parcela. Foram avaliadas as características altura de plantas, diâmetro do caule, número de ramos principais e projeção da copa aos três e seis meses após o plantio. A seleção precoce pode ser realizada aos três meses para as características altura de plantas e projeção de copa, podendo promover ganhos genéticos de 8 a 9% com a seleção de plantas superiores. Na análise multivariada, os 10 genótipos foram alocados em 7 grupos distintos, indicando variabilidade entre eles. Projeto Fontes alternativas de matéria prima para produção de biocombustíveis.
Ano de Publicação: 2009
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
241640.pdf60,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace