Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1022347
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAÚJO JÚNIOR, J. N. de
LIMA, J. R. F. de
ARAUJO, J. L. P.
LOPES, P. R. C.
Additional Information: JOSUÉ NUNES DE ARAÚJO JUNIOR, Mestrando em Economia - Universidade Federal de Pernambuco; JOAO RICARDO FERREIRA DE LIMA, CPATSA; JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; PAULO ROBERTO COELHO LOPES, CPATSA.
Title: Diversificação da fruticultura irrigada no Semiárido: perspectivas de mercado para a maçã.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 53., 2015, João Pessoa. Agropecuária, meio ambiente e desenvolvimento: anais. João Pessoal: Sober, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Diversificação
Concentração
Vulnerabilidade
Taxa anual de crescimento
Fruticultura irrigada
Apple
Irrigated fruticulture.
Description: O Vale do Submédio do São Francisco é uma região de grande relevância no cenário nacional na produção de fruticultura irrigada. No entanto, a concentração na produção das culturas de manga e uva ocasionam uma vulnerabilidade na economia local devido as variações de mercado. Pesquisas recentes estão mostrando que é possível produzir maçã em áreas semiáridas com irrigação. Isto faz com que seja necessário gerar informações de mercado que possam contribuir com o produtor na tomada de decisão sobre investir na cultura. Assim, esta pesquisa teve por objetivo analisar as taxas geométricas de crescimento das variáveis produção, exportações e consumo de maçã. A produção mundial de maçã, entre 2003 e 2011, cresceu a uma taxa de 2,94% a.a. Neste mesmo período, as exportações no mundo cresceram 3,93% a.a. A produção brasileira de maçã está concentrada na região Sul. No ano de 2012, o consumo aparente de maçã brasileiro foi de 1.349.131,2 toneladas e o consumo per capita de 6.9 kg. No período entre 2005 e 2012, o consumo aparente obteve uma taxa de crescimento de 7,12% a.a. e o consumo per capita cresceu a uma taxa de 6,06% a.a.
Thesagro: Maçã
Fruta
Mercado
Economia
Exportação
Produção.
Preço Medio
Data Created: 2015-08-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoRicardo4.pdf522,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace