Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023538
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PANTOJA, M. H. A.
SILVA, J. A. R. da
LOURENÇO JÚNIOR, J. de B.
MARTORANO, L. G.
ARAÚJO, A. A.
ADAMI, C. O.
MARGRIDO, Y. M. M.
VASCONCELOS, D. V.
Additional Information: Messy Hannear Andrade Pantoja, MESTRANDA UFPA; Jamile Andréa Rodrigues da Silva, UFRA; JOSÉ DE BRITO LOURENÇO JÚNIOR, UEPA; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; Airton Alencar Araújo, UECE; Carla Osana Adami, GRADUANDA UFRA; Yvana Melyssa Mandú Margrido, GRADUANDA UFRA; Diego Viana Vasconcelos, GRADUANDO UFRA.
Title: Avaliação de índices indicadores de estresse térmico em búfalos criados na Amazônia Oriental.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da zootecnia: anais. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Bubalino
Ambiência.
Description: A pesquisa objetivou determinar o índice de conforto térmico mais adequado para búfalos criados na Amazônia Oriental, Brasil. O experimento foi conduzido na fazenda ?Santa Rita?, município de Nova Timboteua, Pará, Brasil (01º12?28? S e 47º23?33? W), em outubro de 2013. Foram utilizados 20 búfalos da raça Murrah, alimentados a pasto, com acesso livre à água para beber e suplementação mineral. Foram registrados dados de temperatura retal (TR), temperatura da superfície corporal (TSC), frequência respiratória (FR), temperatura do ar, umidade relativa do ar, temperatura de ponto de orvalho e temperatura de globo negro e calculados os Índices clássicos: Índice de Temperatura e Umidade (ITU), Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU), Índice de Conforto Térmico de Benezra (ICB) e Índice de Tolerância ao Calor de Ibéria (ITC Ibéria), e os pares de novos índices: Índice de Condições Climáticas de Conforto de Búfalas (ICCCB) e Índice de Conforto Ambiental para Búfalas (ICAB) gerais, efetivos e práticos, nos turnos da manhã (5h00) e tarde (16h00). Houve correlação significativa e positiva (P<0,01) entre as variáveis fisiológicas e ITU, ITGU, ICB, ICCCBg, ICABg, ICCCBe, ICABe, ICCCBp e ICABp e negativa entre TR e TSC com o ITC Ibéria (P<0,01). Pela facilidade de aplicação, o par de novos índices ICCCB e ICAB práticos são os mais indicados para determinação do estado de estresse térmico de búfalos, criados nas condições climáticas da Amazônia Oriental, Brasil.
Thesagro: Bioclimatologia
Búfalo
Calor
Clima.
Data Created: 2015-09-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bufalo.pdf828,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace