Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023609
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMORAIS, O. P. de
dc.contributor.authorCOLOMBARI FILHO, J. M.
dc.contributor.authorTORGA, P. P.
dc.contributor.authorRANGEL, P. H. N.
dc.contributor.authorFAGUNDES, P. R. R.
dc.contributor.authorAVOZANI, O. A.
dc.date.accessioned2025-03-31T17:51:36Z-
dc.date.available2025-03-31T17:51:36Z-
dc.date.created2015-09-10
dc.date.issued2015
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARROZ IRRIGADO, 9., 2015, Pelotas. Ciência e tecnologia para otimização da orizicultura: anais. Brasília, DF: Embrapa; Pelotas: Sosbai, 2015.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1023609-
dc.descriptionO Programa de Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa (MelhorArroz) se reorganizou no início da década de 90, quando passou a adotar o método de seleção recorrente de maneira sistemática. Para tanto, foram sintetizadas populações geneticamente diversificadas e de alto desempenho, principalmente, para que fossem fornecedoras recorrentes de novos genitores para o núcleo elite de cruzamentos. Apesar desses cruzamentos serem a principal fonte de segregação de genótipos para o desenvolvimento de cultivares, essas populações de seleção recorrente, também podem fornecer famílias para a extração de linhagens com uma frequência tão alta quanto for sua concentração de alelos favoráveis. Para o arroz irrigado na região Sul, atualmente cinco populações vêm sendo trabalhadas por meio de um esforço conjunto de melhoramento populacional entre a Embrapa e o IRGA, com uso de um esquema previamente estabelecido de seleção recorrente. Tal esquema é fundamentado nos desempenhos de famílias S0:2 observados em ensaios conduzidos em locais representativos das principais regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. Eventualmente, a variabilidade genética de uma população pode diminuir com os sucessivos ciclos de seleção (GERALDI, 1997). Assim, foi previsto no MelhorArroz a introdução de novos alelos em determinadas populações, cuja conveniência foi monitorada por procedimentos descritos por Morais et al. (1997). Uma das cinco populações de arroz irrigado subtropical é a CNA12S, que se encontra no terceiro ciclo de seleção recorrente. Essa população foi sintetizada sem o uso da macho-esterilidade genética, conforme Rangel et al. (2005), utilizando-se seis fontes de resistência à brusone e dez cultivares/linhagens elite. Este trabalho objetivou avaliar o impacto sobre a produtividade e outros caracteres agronômicos advindos da introdução, nessa população, de alelos oriundos de fontes de tolerância à toxidez por ferro e/ou de tolerância ao frio.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOryza sativa L
dc.subjectGenética quantitativa
dc.subjectMelhoramento populacional
dc.subjectCapacidade geral de combinação
dc.titleImpacto da introdução de fontes de tolerância à toxidez por ferro e ao frio na população CNA12S.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id1023609
riaa.ainfo.lastupdate2025-03-31
dc.contributor.institutionORLANDO PEIXOTO DE MORAIS, CNPAF; JOSE MANOEL COLOMBARI FILHO, CNPAF; PAULA PEREIRA TORGA, CNPAF; PAULO HIDEO NAKANO RANGEL, CNPAF; PAULO RICARDO REIS FAGUNDES, CPACT; Oneides Antônio Avozani, IRGA/RS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo-Fagundes-01-046-trab-1-6650-179.pdf157.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace