Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024363
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: ARCO-VERDE, M. F.
AMARO, G. C.
Additional Information: MARCELO FRANCIA ARCO VERDE, CNPF; GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR.
Title: Metodologia para análise da viabilidade financeira e valoração de serviços ambientais em sistemas agroflorestais.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Pages: p. 335-346.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 30.
Keywords: Sistema agroflorestal
Serviço ambiental
Viabilidade financeira
Description: A Análise Financeira (AF) examina os custos e benefícios em função dos preços de mercado e determina suas relações com os diferentes indicadores financeiros. O valor econômico de um bem (serviço, produto, processo) é estabelecido pela interação das percepções dos indivíduos a respeito de sua utilidade, determinando os preços como indicativos dessa utilidade, resultantes da oferta e demanda dos bens, e as quantidades de equilíbrio. Por meio da valoração do custo de reposição de solo e de água, de acordo com os coeficientes técnicos utilizados na avaliação financeira do sistema, pode-se comparar diversos sistemas de produção e estimar o valor dos serviços ambientais (externalidades positivas) da adoção de um novo sistema, com base na diferença dos custos. A metodologia proposta para realizar a AF indica a necessidade de definir o período de análise, o tamanho da área de estudo, a taxa de juros e o fluxo de custos e receitas. Os principais critérios para a AF são: definir os critérios de decisão; a rentabilidade financeira; as opções de logística; e identificar as políticas de incentivos. Os resultados indicaram a viabilidade financeira dos sistemas agroflorestais, avaliados por 20 anos, com taxa de juros de 4%, onde foram obtidos os seguintes indicadores financeiros: valor presente líquido (VPL) de R$ 83.276,50; valor anualizado equivalente (VAE) de R$ 6.127,63; relação benefício custo (RB/C) de 3,7; taxa interna de retorno (TIR) de 35,40%; e tempo de retorno do investimento (TRI) de 5,4 anos.
Data Created: 2015-09-18
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarceloAVLivroServicosAmbientaisCap30.pdf389,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace