Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1024368
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: MIKICH, S. B.
LIEBSCH, D.
ALMEIDA, A. de
MIYAZAKI, R. D.
Additional Information: SANDRA BOS MIKICH, CNPF; Dieter Liebsch, Doutorando UFPR; Adriana de Almeida, Doutoranda da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Rosina Djunko Miyazaki, UniversidadeFederal do Mato Grosso.
Title: O papel do macaco-prego Sapajus nigritus na dispersão de sementes e no controle potencial de insetos-praga em cultivos agrícolas e florestais.
Publisher: In: PARRON, L. M.; GARCIA, J. R.; OLIVEIRA, E. B. de; BROWN, G. G.; PRADO, R. B. (Ed.). Serviços ambientais em sistemas agrícolas e florestais do Bioma Mata Atlântica. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Pages: p. 257-265.
Language: pt_BR
Notes: Capítulo 21.
Keywords: Macaco-prego
Sapajus nigritus.
Description: Os macacos-prego da espécie Sapajus nigritus ocupam diferentes fitofisionomias da Floresta Atlântica do sudeste e sul do Brasil. Apresentam dieta omnívora, com ampla diversidade de itens alimentares, onde predominam frutos e insetos. Dessa forma, nós investigamos o papel deste primata como dispersor de sementes e como potencial controlador de pragas agrícolas e florestais. As amostragens foram realizadas em remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual (FES) cercados por cultivos agrícolas e de Floresta Ombrófila Mista (FOM) entremeados a plantios florestais exóticos. Das 1.567 amostras fecais da espécie coletadas em FES, 76% continham sementes intactas e 90% continham restos de artrópodos, sendo 96% insetos. Já nas 7.270 amostras coletadas na FOM, as sementes estavam presentes em 28% das amostras e os artrópodos em 71% delas. No geral, os macacos-prego dispersaram sementes de 118 espécies florestais e consumiram insetos de seis ordens diferentes, sendo que os hemípteros da família Pentatomidae estavam presentes em 75% das amostras da FES. Considerando a necessidade de manutenção e, principalmente, de restauração da Floresta Atlântica e o fato de vários insetos causarem danos aos plantios agrícolas e florestais, discute-se o papel de Sapajus nigritus como dispersor de sementes florestais e auxiliar no controle de insetos-praga, serviço ambiental raramente reconhecido para a espécie.
Thesagro: Dispersão de Semente.
Data Created: 2015-09-18
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SandraBCap21.pdf208,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace