Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025096
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MELO, T. R. de
FERREIRA, R. R. M.
FELTRAN, C. T. M.
TAVARES FILHO, J.
Additional Information: Thadeu Rodrigues de Melo, Universidade Estadual de Londrina; ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CPAFAC; Clarissa Tieme Matsuda Feltran, Universidade Estadual de Londrina; João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina.
Title: Sobreposição do efeito dispersivo causado pela valência dos cátions no complexo de troca pela matéria orgânica de vinhaça em um Cambissolo Háplico degradado por queimadas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. Anais eletrônicos... Natal: SBCS, 2015. Disponível em: <http://www.cbcs2015.com.br/anais/index_int.php?id_trabalho=2228&ano=&ev=#menuanais>. Acesso em: 25 set. 2015.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Solo cultivado
Dispersão de argila
Cambissolo Háplico
Pastagens
Recuperação de pastagens
Minas Gerais
Nazareno (MG).
Description: A produção nacional de vinhaça é elevada e seu principal destino é o uso como fonte de nutrientes e matéria orgânica para solos cultivados. A queima de pastagens é uma prática comumente realizada na região de Nazareno ? MG. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da vinhaça na dispersão de argila de um Cambissolo Háplico degradado por queimadas. Foi realizado uma amostragem composta por 40 pontos da camada de 0-20 cm do solo em questão. O solo coletado foi posto em vasos e doses equivalentes a 0; 18,8; 37,5; 56,3; 75,0; 112, e 150,0 m3 ha-1 foram adicionadas. A incubação durou 60 dias e cara tratamento foi composto por 3 repetições. A dispersão de argila se correlacionou negativamente (r2 < 0) com a matéria orgânica e com a proporção K+ / Ca2+ + Mg2+, com p-valor significativo (<0,05) para ambos os modelos. A expectativa de correlação positiva entre a proporção K+ / Ca2+ + Mg2+ indica que, mesmo com o aumento da presença de íons monovalentes (K+), a matéria orgânica foi capaz de aumentar a floculação das partículas primárias do solo. Conclui-se que a adição de vinhaça incrementa a floculação do solo e é potencialmente favorável à recuperação desses solos.
Thesagro: Floculação
Queimada
Vinhaça.
Data Created: 2015-09-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25730.pdf248,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace