Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025455
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VELOSO, C. A. C.
SILVA, A. R.
CARVALHO, E. J. M.
SALES, A.
CHAGAS, C. T. G. das
Additional Information: CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; Agust Sales, GRADUANDO UEPA; Carla Topázio Gomes das Chagas, GRADUANDA UFRA.
Title: Produção de grãos pelo milho em função da aplicação de doses e fontes de fósforo em Latossolo Amarelo Distrófico no Oeste Paraense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação fosfatada.
Description: No Estado do Pará, a maioria dos solos onde se cultiva milho, o fósforo é um dos nutrientes que mais limita a produtividade dessa cultura. Objetivou-se avaliar a resposta do milho, cultivado em Latossolo Amarelo distrófico em sistema de plantio direto na região do Oeste Paraense, a doses de fertilizantes fosfatados. O experimento foi conduzido no campo, em Latossolo Amarelo distrófico textura muito argilosa, no município de Belterra, Pará, seguindo o delineamento em blocos ao acaso com três repetições, em esquema fatorial 3x5, correspondendo a três fontes de adubos fosfatados, sendo superfosfato simples, superfosfato triplo e fosfato natural reativo de Bayóvar e cinco doses de P (0, 80, 160, 240 e 320 kg.ha-1 de P2O5). O milho foi colhido aos 120 dias após o plantio para avaliação da produtividade de grãos. A avaliação dos resultados foi verificada que a aplicação da adubação fosfatada no sulco de plantio, promoveu aumento na produtividade de grãos com a aplicação de SFT em comparação ao SFS e Bayóvar. Os maiores teores de nutrientes na folha do milho foram obtidos nos tratamentos com SFT em relação ao SFS e Bayóvar. A cultura do milho respondeu em produtividade à adubação fosfatada, independentemente da fonte de P e do método de aplicação do fertilizante. A dose mais adequada para as fontes de adubos fosfatados foi 160 kg ha-1 de P2O5.
Thesagro: Fertilizante
Fósforo
Milho
Solo.
Data Created: 2015-09-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResumoVeloso2.pdf144,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace