Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025536
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: DIAS, L. A.
BRIZOLA, D. C.
SILVA, J. A.
OLIVEIRA, M. C. N.
OLIVEIRA JUNIOR, A.
COSTA J. M.
ALMEIDA, A. M. R.
Additional Information: UNOPAR; MARIA CRISTINA NEVES DE OLIVEIRA, CNPSO; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO.
Title: Quantificação de Macrophomina phaseolina e análise da atividade microbiana em áreas de soja com rotação de culturas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS COLHEITA, 2., 2015, São Pedro, SP. Fitopatologia de precisão - fronteiras da ciência: anais. [Brasilia, DF]: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Podridão do carvão das raízes
Deletério.
Description: Podridão do carvão de raízes de soja é causada pelo fungo Macrophomina phaseolina, podendo infectar centenas de espécies vegetais. Considerou-se que um solo com alta atividade microbiana pudesse ter ação sobre a M. phaseolina. Este estudo teve como objetivo quantificar microescleródios do fungo e determinar atividade microbiana. A atividade microbiana foi determinada pelo método de hidrólise de diacetato de fluoresceína em diferentes sistemas de cultivo. As amostras foram coletadas na Fazenda experimental da Coamo, Campo Mourão-PR (240 05’ 89’’ S, 520 21’ 09’’ O) em seis tratamentos em plantio direto e dois com sistema convencional. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com três repetições. O fungo foi isolada no meio de cultura “BDA+Rosa de Bengala” e incubada por 10 dias a 28ºC. A menor contagem de propágulos do fungo foi o tratamento convencional aveia/soja. Os tratamentos com a melhor atividade foram T3 (milho safrinha/soja), T4 (aveia/soja), T6 (trigo/soja) e T8 (tremoço/milho). O plantio convencional com trigo/soja mostrou a pior atividade. Este estudo permitiu concluir que mesmo os tratamentos com menor e maior atividades não mostraram diminuição nos propágulos de M. phaseolina, significando, que nenhuma das enzimas (lípases, proteases e esterases) possui efeito deletério sobre o fungo. Um número mínimo de anos faz-se necessário para determinar quais as sequências de rotação e sucessão de culturas são mais úteis para a soja.
Thesagro: Soja
Doença de Planta
Fungo
Enzima.
NAL Thesaurus: Soybeans
Plant diseases and disorders
Fungi.
Data Created: 2015-10-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4011.pdf89,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace