Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025581
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GONÇALVES, A. P.
FREITAS, A. T.
KUWAHARA, M. K.
MARCELINO-GUIMARÃES, F. C.
ALMEIDA, A. M. R.
BIANCHINI, A.
MOLINA, R. O.
Additional Information: IAPAR; IAPAR; MARCIA KAMOGAE KUWAHARA, CNPSO; FRANCISMAR CORREA MARCELINO GUIMARA, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; A. BIANCHINI, IAPAR; R. O. MOLINA, IAPAR.
Title: Quantificação de Bean Golden mosaic vírus (BGMV) em feijões (Phaseolus vulgaris L.) via qPCR.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FITOPATOLOGIA, 48.; CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA PÓS COLHEITA, 2., 2015, São Pedro, SP. Fitopatologia de precisão - fronteiras da ciência: anais. [Brasilia, DF]: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: BGMV
Fitopatologia
PCR-Quantitativo.
Description: A cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) é afetada pela virose conhecida como mosaico dourado, Bean golden mosaic virus (BGMV), é transmitido por mosca-branca [Bemisia tabaci (Genn.)]. Objetivo foi detectar e quantificar a presença do BGMV em diferentes linhagens de feijão e em Calopogônio (Calopogonio mucunoides). O experimento foi conduzido em ambiente controlado, inteiramente casualizado com quatro repetições. As plantas foram inoculadas com isolados sintomáticos para BGMV, por moscas-branca virulíferas, no período de 48 horas. As plantas foram avaliadas para sintomas no período de 7,10, 15, 20 e 25 dias após a inoculação, seguido da coleta de folhas para extração total de DNA. As reações de qPCR foram conduzidas com os 0,4uM de iniciadores 2371 e 2271 específicos para o gene DNA-a viral. Com contendo 1X do Power SYBR Green PCR Master Mix (Applied Biosystems), a amplificação foi conduzida em Equipamento StepOne Plus (ABI). Os dados foram analisados no Software Sisvar 5.1. O resultado indica alta correlação da quantificação viral com os sintomas de mosaico e encarquilhamento. A maior concentração foi detectada na segunda coleta realizada, diferindo estatisticamente quando comparada as demais. A maior concentração do vírus nas plantas foi observada nas linhagens Tangará, Pérola, IAPAR Linha/A. A menor concentração foi observada na espécie Calopogônio.
Thesagro: Feijão
Mosaico Dourado.
Doença de Planta
Vírus
NAL Thesaurus: Beans
Plant diseases and disorders
Bean golden mosaic virus.
Data Created: 2015-10-01
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4312.pdf7,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace