Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025672
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANDRADE, B. M. da S.
SOUZA, S. F. de
SANTOS, C. M. C.
MEDEIROS, S. dos S.
MOTA, P. S. S. da
OLIVEIRA, E. H. R. de
SOUZA, F. A.
CURADO, F. F.
OLIVEIRA, T. C. de
Additional Information: SAMUEL FIGUEIREDO DE SOUZA, CPATC; SONISE DOS SANTOS MEDEIROS, CPATC; PAULO SERGIO SANTOS DA MOTA, CPATC; EDUARDO HENRIQUE R DE OLIVEIRA, CPATC; FERNANDA AMORIM SOUZA, CPATC; FERNANDO FLEURY CURADO, CPATC; TEREZA CRISTINA DE OLIVEIRA, CPATC.
Title: Estratégias para capacitações, troca de experiências e formação de multiplicadores no plano Brasil sem miséria.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 12-21. 1 CD-ROM. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Language: pt_BR
Keywords: Abordagem participativa.
Description: O presente trabalho teve por finalidade promover a formação de multiplicadores em tecnologias sustentáveis para produção agropecuária na agricultura familiar, através de ações que motivem a interação entre os técnicos e produtores envolvidos no projeto Plano Brasil Sem Miséria, utilizando-se do diálogo para o compartilhamento de conhecimentos e experiências por meio de ferramentas de Transferência de Tecnologias. Para tal, avaliaram-se diferentes estratégias de comunicação entre técnicos e produtores rurais do território Alto Sertão Sergipano e suas diversas formas de abordagem participativa a partir das metodologias utilizadas pelo Sistemas Agropecuários Sustentáveis, objetivando a inserção de produtores, jovens e mulheres na cadeia produtiva mediante atividades que ampliassem a segurança alimentar e a renda família. Para a análise da proposta metodológica utilizou-se atividades teóricas e práticas previamente estabelecidas pelos técnicos juntamente com os produtores rurais partindo-se da demanda apresentada por eles em reuniões de sensibilização. Ao longo do processo, observou-se que durante a implantação das unidades de demonstração, dos cursos de capacitação e dias de campo, as trocas de experiências e informações foram de extrema importância para todos e que as ações do projeto promoveram a apropriação tecnológica e a compreensão sobre o processo de construção coletiva por parte dos agricultores nos seus diversos momentos de construção da proposta e das capacitações teóricas e práticas. Dessa forma, conclui-se que os resultados obtidos são relevantes e demonstram que a forma de diálogo utilizada pela Embrapa é positiva e produz um efeito multiplicador no que se refere às questões tecnológicas, reconhecendo que as estratégias utilizadas promoveram avanços significativos no tocante às formas de comunicação junto ao agricultor familiar.
Thesagro: Agricultura
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Transferência de Tecnologia.
Data Created: 2015-10-02
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VSEMINARIOInic.Cient.ePosGrad..pdf86,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace