Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1025998
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GALVAO, S. R. da S.
COSTA, C. do N.
LEITE, L. F. C.
CUNHA, J. R. da
ARAUJO, E. C. E.
JUNQUEIRA, N. T. V.
Additional Information: SANDRA REGINA DA SILVA GALVÃO; CLAUDYANNE DO NASCIMENTO COSTA, UFPI; LUIZ FERNANDO CARVALHO LEITE, CPAMN; JOÃO RODRIGUES DA CUNHA, UESPI; EUGENIO CELSO EMERITO ARAUJO, CPACP; NILTON TADEU VILELA JUNQUEIRA, CPAC.
Title: Carbono, nitrogênio e biomassa microbiana do solo em áreas sob cultivo exclusivo e consorciado de macaúba e pastagem no Cerrado maranhense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 32., 2009. Fortaleza. O solo e a produção de bioenergia: perspectivas e desafios. 2 a 7 de agosto de 2009. [Viçosa, MG]: SBCS; Fortaleza: UFC, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema silvipastoril
Atividade microbiana
Maranhão.
Description: A macaúba apresenta grande potencial para produção de óleo e o seu consórcio com pastagem sob o sistema silvipastoril pode melhorar as propriedades do solo por meio do aporte de matéria orgânica. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos dos cultivos exclusivo e consorciado de macaúba e pastagem sobre os teores de carbono e nitrogênio e biomassa microbiana do solo. Amostras de solo foram coletadas em quatro sistemas de uso do solo: Macaúba ? MAC; Pastagem ? PAST, Macaúba+Pastagem ? MAC+PAST e vegetação nativa ? VN). Foram determinados os teores de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT), biomassa microbiana (Cmic) e quociente microbiano e estimar a contribuição dos sistemas no sequestro ou emissão de CO2 atmosférico. Os maiores (p>0,05) teores de C foram observados na VN, intermediários no consórcio MAC+PAST e menores nos sistemas exclusivos MAC e PAST nas camadas 0-5 e 5-10 cm. Nas demais camadas, a VN foi maior do que todos os outros sistemas. O teor de N foi maior na VN e PAST e menor na MAC+PAST e MAC na camada 0-5 cm. Os teores de Cmic variaram de 48,6 (MAC+PAST) a 531 (MAC) mg kg-1 na camada superficial (0-5 cm). O teor de Cmic diminuiu com a profundidade em quase todos os sistemas, com exceção apenas do consórcio MAC+PAST. A pastagem foi o sistema que emitiu mais C-CO2 para a atmosfera, com uma taxa de 7,87 Mg ha-1 ano-1, e o consórcio macaúba+pastagem e macaúba o que menos emitiu (4,55 e 4,95 Mg ha-1 ano- 1, respectivamente). A conversão de sistemas naturais em pastagem causa maior liberação de C-CO2 para a atmosfera, por conta das ações antrópicas no ambiente.
Thesagro: Cerrado
Efeito Estufa
Macaúba
Solo.
Data Created: 2015-10-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4402166.pdf67,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace