Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026209
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUDUVICE, F. A.
MACHADO, C. de A.
OLIVEIRA, A. C. A. de
ARAÚJO, A. G. de
SOUZA, F. V. D.
RAMOS, S. R. R.
LEDO, A. da S.
Additional Information: FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPATC; ANA DA SILVA LEDO, CPATC.
Title: Avaliação de técnicas de criopreservação na sobrevivência e regeneração de plúmulas de coqueiro anão-verde-do-Brasil-de-Jiqui (AVeBrJ).
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280. ref. 43-53. 1 CD-ROM. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernades, Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Language: pt_BR
Keywords: Recursos genéticos
Conservação ex situ
Crioprotetor.
Description: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de soluções crioprotetoras e tempos de imersão na sobrevivência e regeneração de plúmulas criopreservados de coqueiro anão-verde-do-Brasil-de-Jiqui (AVeBrJ), como alternativa para a conservação de recursos genéticos de coqueiro. Para os estudos de criopreservação de coqueiro foram testadas duas técnicas: Encapsulamentodesidratação e a Droplet-vitrificação de plúmulas excisadas de embriões zigóticos obtidos de plantas adultas do acesso AVeBrJ, provenientes do Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de coco da Embrapa Tabuleiros Costeiros localizado no campo experimental de Itaporanga, Sergipe. Para avaliação da técnica do encapsulamento desidratação, as plúmulas inicialmente précultivadas por 72 horas em meio Y3 foram submetidas a duas soluções crioprotetoras compostas por meio Y3 suplementado com 0,5 e 1 m de sacarose. Para a técnica de droplet-vitrificação as plúmulas foram transferidas para solução de vitrificação PVS2 por 30, 45 e 60 minutos. Na fase de regeneração, em ambas as técnicas, as culturas foram mantidas em sala de crescimento com temperatura controlada de 25 ± 2°C, umidade relativa do ar média em torno de 70%, na ausência de luz por 15 dias e depois transferidas para fotoperíodo de 12 horas e intensidade luminosa de 60 μmol m-2 s-1. Após três meses de cultivo in vitro, os explantes (-NL e + NL) foram avaliados quanto à porcentagem de sobrevivência e indução de calos embriogênicos. As soluções crioprotetoras compostas pelo meio Y3 suplementado com 0,5 e 1 m de sacarose proporcionam sobrevivência de plúmulas encapsuladas de coqueiro AVeBrJ, podendo ser recomendadas para futuros protocolos de criopreservação. O tempo de imersão de 30 minutos em solução de vitrificação PSV2 induz maior sobrevivência de plúmulas submetidas a droplet-vitrificação.
Thesagro: Coco
Recurso natural
Cocos Nucifera.
Data Created: 2015-10-13
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao...Jiqui.pdf188,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace