Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026329
Título: Metais pesados em área degradada tratada com lodo de esgoto.
Autoria: ANDRADE, L. F. D. B. de
PIRES, A. M. M.
COSCIONE, A. R.
SKORUPA, L. A.
SOUZA, M. D. de
Afiliação: L. F. D. B. DE ANDRADE, Embrapa Meio Ambiente; ADRIANA MARLENE MORENO PIRES, CNPMA; A. R. COSCIONE, IAC; LADISLAU ARAUJO SKORUPA, CNPMA; MANOEL DORNELAS DE SOUZA, CNPMA.
Ano de publicação: 2006
Referência: In: FERTIBIO; REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 27.; REUNIÃO BRASILEIRA DE MICORRIZAS, 11.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 9.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 6., 2006, Bonito, MS. Bonito, MS: SBM, Embrapa Agropecuária Oeste, 2006. p. 1-4.
Conteúdo: A adição do lodo de esgoto aos solos pode ser uma alternativa interessante para recuperação de áreas degradadas. A capacidade do lodo de esgoto em melhorar atributos químicos, físicos e biológicos do solo em função de sua composição predominantemente orgânica, já foi amplamente estudada, sendo essa a principal justificativa para seu uso em áreas degradadas. Além disso, dispor adequadamente o resíduo e promover o princípio da reciclagem são vantagens ambientais inquestionáveis. Por outro lado, o lodo de esgoto pode apresentar contaminantes em sua composição, como agentes patogênicos e metais pesados. As doses de lodo de esgoto necessárias para promover a recuperação do solo geralmente são 5 a 10 vezes maiores que as doses utilizadas em áreas agrícolas. Com isso, a possibilidade de acúmulo no solo, absorção pelas plantas e lixiviação desses metais é muito maior. Portanto, o estudo de teores totais de metais pesados para avaliar o acúmulo e de teores disponíveis nos solos é essencial para se avaliar o risco ambiental decorrente da aplicação de lodo de esgoto aos solos degradados. Um indicativo da importância desses teores são críticas, feitas pela comunidade científica, a alguns pontos da avaliação de risco utilizada no estabelecimento da norma americana que regulamenta o uso de lodo de esgoto em solos agrícolas (McBride, 1995). O problema central apontado nessas críticas está relacionado com as suposições utilizadas em relação à disponibilização de metais pesados. Dessa maneira, a determinação de teores totais e disponíveis e o monitoramento dessas áreas são essenciais para se determinar o risco ambiental do uso do lodo de esgoto na recuperação de áreas degradadas. O presente estudo teve como objetivo avaliar os teores totais e disponíveis em uma área degradada tratada com diferentes doses de lodo de esgoto.
Thesagro: Metal pesado
Palavras-chave: Lodo de esgoto
Áreas degradada
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006AA041.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace