Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026527
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FAGUNDES, G. G.
CARAÇA, R. A.
LIMA, A. L.
LINS, D. B. S.
FERRAZ, J. M. G.
HABIB, M.
Additional Information: G. G. FAGUNDES, IB/UNICAMP; R. A. CARAÇA, IB/UNICAMP; A. L. LIMA, IB/UNICAMP; D. B. S. LINS, IB/UNICAMP; J. M. G. FERRAZ, Embrapa Meio Ambiente; M. HABIB, IN/UNICAMP.
Title: Sustentabilidade de unidades de produção agrícola no Distrito de Barão Geraldo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 4., 2006, Belo Horizonte. Construindo horizontes sustentáveis: anais. Belo Horizonte, CBA, 2006. p. 1-4.
Language: pt_BR
Description: Este trabalho buscou avaliar e caracterizar agroecossistemas no Distrito de Barão Geraldo (BG), em Campinas (SP). Foram pesquisadas 50 unidades de produção agrícola. Observou-se a predominância da agricultura convencional em mini e pequenas propriedades, voltadas ao cultivo de hortaliças, frutos e flores, com comercialização no mercado local. A maioria dos agricultores expressou interesse em uma associação local para a articulação dos produtores visando melhorar as condições de produção, preço e acesso ao mercado, todavia, não há nenhuma iniciativa de organização. Os pontos críticos para a manutenção da agricultura no Distrito são decorrentes do processo de urbanização e da adoção de tecnologias inapropriadas, oriundas do sistema agrícola convencional. A falta de políticas públicas efetivas para a promoção do desenvolvimento de um modelo de agricultura sustentável para BG coloca em risco a manutenção de uma área importante para o município como parte do cinturão verde e como mantenedora de recursos naturais.
Thesagro: Urbanização
Desenvolvimento rural
Políticas públicas
Data Created: 2015-10-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006AA060.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace