Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026578
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2006
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: INAMASU, R. Y.
SOUSA, R. V.
PORTO, A. J. V.
FORTES, C.
LUCHIARI JUNIOR, A.
SCHEPERS, J. S.
SHANAHAN, J. F.
FRANCIS, D. D.
Additional Information: RICARDO YASSUSHI INAMASU, CNPDIA; R. V. SOUSA, EESC/USP; A. J. V. PORTO, EESC/USP; C. FORTES, CTC; ARIOVALDO LUCHIARI JUNIOR, CNPTIA; J. S. SCHEPERS, USDA/ARS; J. F. SHANAHAN, USDA/ARS; D. D. FRANCIS, USDA/ARS.
Title: Acesso ao estado nutricional da cana-de açúcar por meio de sensor ativo de refletância.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO, 2., 2006, São Pedro, SP. Anais... São Pedro, SP: ESALQ/USP, 2006. p. 1-7.
Language: pt_BR
Keywords: Sensor ativo.
Description: Sensores óticos baseados em tecnologia de sensoriamento remoto em Agricultura de Precisão sempre chamaram a atenção pelo potencial de aplicação no controle em tempo real na aplicação de insumo à taxa variada (VRT). Esse tipo de sensor apresenta a possibilidade de detecção de status da planta por meio da cor da planta. Há métodos de aplicação de fertilizante nitrogenado (N) de acordo com os níveis de clorofila em milho. Em cana-de-açúcar, trabalhos com sensoriamento remoto têm sido conduzidos com a abordagem de tratamento "in-season", isto é, o uso desta tecnologia para orientar a intervenção num estádio mais avançado da planta, ainda não tem sido explorado e os sensores desenvolvidos para milho muito provavelmente seriam úteis também para a cultura de cana-de-açúcar. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento para testar essa possibilidade com um novo modelo de sensor ativo ACS-210 Crop Circle da Holland Scientific. O experimento foi conduzido na Usina São Martinho onde foram montadas parcelas experimentais com tratamentos de cinco taxas de fertilizante nitrogenado por cinco de potássio com quatro repetições. Foram plantadas seis linhas em cada parcela. O sensor não foi capaz de detectar diferença de potássio. Porém. os índices da leitura de refletância foram crescentes de acordo com o tratamento de nitrogênio, sugerindo que há possibilidade do sensor ser aplicado na identificação de deficiência de nitrogênio e consequente uso deste em controle de tempo real em aplicação de fertilizante em cultura de cana-de-açúcar.
Thesagro: Clorofila
Nitrogênio.
Year: 2015-10-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006AA072.pdf4,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace