Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1026649
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOURA, T. P. A. de
FONTANA, A.
TEIXEIRA, W. G.
BALIEIRO, F. de C.
MENEZES, A. R. de
SANTANA, C. I.
Additional Information: THAYANE PIRES ALVES DE MOURA, UNIRIO; ADEMIR FONTANA, CNPS; WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ANDRESSA ROSAS DE MENEZES, UFF; CAMILA IGNEZ SANTANA, UFRJ.
Title: Avaliação de solos de textura leve com ocorrência de camada endurecida da região oeste da Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Atributos físicos
Compactação.
Description: Um solo possui camada endurecida quando este apresenta um estrato compacto, muitas vezes impenetrável, e que pode vir a formar blocos de terra (torrões). A presença de camada endurecida (compactação) em solos de textura leve da região do oeste da Bahia tem levado os produtores à realização do preparo periódico do solo nas áreas de cultivo com operações de subsolagem e escarificação. Estes procedimentos têm aumentado os custos de produção, porém sem gerar efeitos satisfatórios sobre o problema. Este trabalho teve como objetivo avaliar solos de textura leve com ocorrência da camada endurecida do oeste da Bahia. Foram selecionadas áreas que correspondem ao cerrado, ao cultivo de algodão, soja, feijão e soja/milho, no município de Luís Eduardo Magalhães, região oeste do estado da Bahia. A caracterização dos horizontes foi feita com a abertura de uma trincheira de 100 cm e avaliação da consistência, da densidade do solo (Ds) e do volume total de poros (VTP). A ocorrência de camada endurecida infere coesão e pode ser observada nos horizontes pela consistência dura à extremamente dura. Os maiores valores da densidade do solo e menores do volume total de poros foram observados nos horizontes caracterizados como Apx e BAx, principalmente sob cultivo agrícola. O aumento da densidade do solo e diminuição do volume total de poros ocorre tanto em solos sob condições naturais, quanto sob cultivo agrícola, porém, com maior intensidade sob cultivo agrícola.
Thesagro: Manejo do Solo.
Data Created: 2015-10-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015048.pdf131,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace