Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027152
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, P. H. R.
WINAGRASKI, E.
AUER, C. G.
Additional Information: Pedro Henrique Riboldi Monteiro, Engenheiro Florestal; Etienne Winagraski, Engenheira Florestal; CELSO GARCIA AUER, CNPF.
Title: Efeito de produto biotecnológico nos teores de nutrientes e CUB em mudas de Eucalyptus benthamii.
Publisher: In: CONGRESSO FLORESTAL PARANAENSE, 5., 2015, Curitiba. Novas tecnologias florestais: anais. [Curitiba]: Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, 2015.
Pages: 10 p.
Language: pt_BR
Keywords: Coeficiente de utilização biológica
CUB.
Description: O uso de biotecnologias em viveiros florestais têm como finalidade a obtenção de mudas com melhor desenvolvimento, qualidade, resistência a pragas e doenças e nutrição adequada. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do produto na nutrição de mudas de Eucalyptus benthamii e no coeficiente de utilização biológica (CUB). O ensaio foi conduzido de maio a agosto/2011, com mudas de um viveiro comercial. Os tratamentos testados foram: testemunha (sem produto) e doses crescentes do produto (0,5 g; 1,0 g; 1,5 g; 2,0 g/muda), incorporado ao substrato comercial à base de casca de pínus, vermiculita e adubação de base, recebendo fertirrigação a partir dos 60 dias. Quantificou-se os teores dos elementos pelo método de digestão via seco para P, K, Na, Mg, Ca, Fe, Cu, Mn e Zn e por analisador elementar para N. Utilizou-se cinco amostras/tratamento, constituídas da biomassa aérea de dez plantas cada, e com os resultados realizou-se o cálculo do CUB. Realizou-se a regressão linear na análise de variância para determinação dos teores dos nutrientes e o CUB. Houve diferença estatística para os teores foliares dos elementos em N, Ca, Mn, e Zn (p > 0,01); K, Na, Mg (p > 0,05) e em s para N, Na, Mg (p > 0,01); e Zn (p > 0,05). Para o CUB, os elementos que apresentaram maior eficiência na produção de biomassa/unidade de nutriente foram, em ordem decrescente, N > Na > Mg > P > Ca > K > Cu > Zn > Fe > Mn. Conclui-se que o produto apresenta efeito positivo quanto ao aumento dos teores dos nutrientes na planta e sua eficiência na produção de biomassa aérea das mudas tratadas.
Thesagro: Eucalipto
Microrganismo
Nutrição.
NAL Thesaurus: Eucalyptus benthamii.
Data Created: 2015-10-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015CelsoACFPEfeito.pdf231.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace