Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027425
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MORAES, M. C. DE
VICENTE, L. E.
PAIM, F. A. de P.
LOEBMANN, D. G. dos S. W.
ROCHA, T. M. G.
Additional Information: MARISTELLA CRUZ DE MORAES, BOLSISTA CNPM; LUIZ EDUARDO VICENTE, CNPM; FERNANDO ANTONIO DE PADUA PAIM, CNPM; DANIEL GOMES DOS SANTOS W LOEBMANN, CNPM; THAÍS MARIA GONÇALVES ROCHA, ESTAGIÁRIA CNPM.
Title: Análise de medidas de complexidade da vegetação na estação ecológica de Itirapina, SP, considerando dados de reflectância de superfície do sensor OLI (Landsat 8).
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 9., 2015. Anais... Campinas: IAC, 2015.
Pages: 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Complexidade
Landsat-8
Normalized Difference Vegetation Index (NDVI)
Reflectância de superfície.
Description: As métricas de paisagem, por exemplo as medidas de complexidade, têm contribuído para a análise da estrutura, da dinâmica e das alterações que ocorrem numa paisagem ao longo do tempo. O software CompPlexus incorpora o cálculo das métricas de complexidade SDL e He/Hmax e permite mensurar a carga informativa inerente aos alvos em solo a partir de imagens de sensores orbitais. Com o interesse de mapear padrões vegetacionais, mais especificamente o do Bioma Cerrado existente na Estação Ecológica de Itirapina, SP, o presente trabalho objetivou comparar as complexidades de uma imagem Landsat-8 (OLI) às de imagem NDVI gerada a partir da imagem Landsat-8, visto que o NDVI é um índice específico para características da vegetação, e buscou, assim, um desempenho mais estável para tais métricas. A análise preliminar demonstra que o NDVI é uma boa alternativa para o cálculo de complexidades e a busca por padrões, mas tem limitações em determinados alvos, como ambientes aquáticos e zonas urbanas.
Thesagro: Cerrado.
Year: 2015-10-28
ISBN: 978-85-7029-131-8
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4579.pdf488,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace