Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027523
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SALES, M. F. L.
ANDRADE, C. M. S. de
FARINATTI, L. H. E.
PORTO, M. O.
MESQUITA, A. Q. de
CLEMENCIO, R. de M.
Additional Information: MAYKEL FRANKLIM LIMA SALES, CPAF-AC; CARLOS MAURICIO SOARES DE ANDRADE, CPAF-AC; Luís Henrique Ebling Farinatti, Universidade Federal do Acre; Marlos Oliveira Porto, Universidade Federal de Rondônia; Adriano Queiroz de Mesquita; RAFAEL DE MELO CLEMENCIO, CPAF-AC.
Title: Desempenho produtivo de bovinos de corte em pastos consorciados com amendoim forrageiro cultivar Mandobi, no Acre.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 25., 2015, Fortaleza. Dimensões tecnológicas e sociais da Zootecnia: anais. Fortaleza: SBZ, 2015.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária de corte
Nelore
Manejo de pastagem
Mandobi
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: Objetivou-se avaliar o efeito da consorciação de pastos de Brachiaria humidicola com Arachis pintoi sobre o desempenho produtivo de novilhos Nelore, no período das águas, de novembro de 2013 a fevereiro de 2014. O delineamento experimental foi inteiramente casualizados, com dois tratamentos (pasto de B. humidicola cv. Tully puro ou consorciado com A. pintoi cv. Mandobi) e três repetições (piquetes de 1,42 ha). Foram utilizados 36 novilhos Nelore, não castrados, com idade inicial de 16 meses e 282 kg de peso corporal médio. Novilhos adicionais foram alocados ou retirados dos piquetes para a manutenção da altura do pasto em 15 cm. Os animais foram pesados a cada 28 dias, após jejum de 16 horas, para determinação do ganho de peso médio diário, da capacidade de suporte e da produtividade animal. A presença da leguminosa na proporção de 10,3% do pasto consorciado foi suficiente para aumentar o ganho de peso médio diário dos animais em 17,7% (0,597 x 0,507 kg/animal/dia) e a produtividade animal em 18,7% (330 kg/ha x 278 kg/ha) durante 101 dias de experimento. Não houve diferença de capacidade de suporte (média de 3,9 UA/ha), demonstrando que o efeito da leguminosa se restringiu à melhoria da qualidade da forragem.
Thesagro: Brachiaria Humidicola
Leguminosa Forrageira
Produtividade.
Pastagem Consorciada
NAL Thesaurus: Arachis pintoi.
Data Created: 2015-10-28
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25747.pdf417,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace