Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1027638
Title: Subpopulações espermáticas de tambaqui e sua correlação com a fertilidade.
Authors: SANTANA, D. dos S.
CAVALCANTE, S. S.
CARNEIRO, P. C. F.
FUJIMOTO, R. Y.
AZEVEDO, H. C.
MARIA, A. N.
Affiliation: PAULO CESAR FALANGHE CARNEIRO, CPATC; RODRIGO YUDI FUJIMOTO, CPATC; HYMERSON COSTA AZEVEDO, CPATC; ALEXANDRE NIZIO MARIA, CPATC.
Date Issued: 2015
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 142-150. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes.
Description: A análise de subpopulações espermáticas é uma abordagem relativamente nova que consiste na avaliação da coexistência de diferentes espermatozoides agrupados por similaridade. Essa caracterização permite explorar a heterogeneidade dos espermatozoides existentes em uma amostra seminal, de forma que seja revelado o seu potencial de fertilidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e caracterizar as subpopulações espermáticas no sêmen de tambaqui (Colossoma macropomum) quanto à cinética e avaliar sua correlação com a fertilidade. Foram avaliados 5.375 espermatozoides do sêmen in natura de 15 peixes por meio da análise em sistema computadorizado (CASA). Os dados de cinética espermática gerados foram tabulados, analisados, relativizados e avaliados pelo método de análise de agrupamento two-step cluster. Esses procedimentos permitiu a identificação de três subpopulações espermáticas no sêmen in natura de tambaqui, sendo duas delas, altamente correlacionadas com a fertilidade. A subpopulação 1 apresentou baixos valores de velocidade curvilinear ? VCL: 52,65 μm/s, linearidade ? LIN: 19,53%, retilinearidade ? STR: 35,64% e da frequência de batimento flagelar ? BCF: 5,74 Hz caracterizando os espermatozoides desta subpopulação como lentos, não lineares e não progressivos, onde não foi observada correlação significativa com a fertilidade (r= 0,28). A subpopulação 2, apresentou espermatozoides que foram classificados como rápidos, não lineares, não progressivos e com alta frequência de batimento flagelar (VCL: 109,72 μm/s, LIN: 53,78%, STR: 62,90% e BCF: 19,03 Hz), sendo observada alta correlação positiva com a fertilidade (r= 0,93). Já a subpopulação 3, apresentou espermatozoides que foram classificados como rápidos, lineares, progressivos e com alta frequência de batimento flagelar (VCL: 147,27 μm/s, LIN: 84,93%, STR: 88,88% e BCF: 26,15 Hz), sendo observada também alta correlação positiva com a fertilidade (r= 0,79). Conclui-se que o sêmen de tambaqui possui três subpopulações espermáticas caracterizadas pelo padrão de movimento, sendo duas delas, representadas por espermatozoides rápidos, diretamente relacionados com a fertilidade.
Thesagro: Animal aquático
Aparelho reprodutor
Peixe
Sêmen
Keywords: Cinética espermática
Fertilização
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Subpopulacoesespermaticas.pdf224,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace