Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028316
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, J. M. da
FERNANDES, M. F.
TALAMINI, V.
OLIVEIRA, F. A. de
SANTOS, C. C. dos
Additional Information: MARCELO FERREIRA FERNANDES, CPATC; VIVIANE TALAMINI, CPATC.
Title: Análise da estrutura da comunidade microbiana em solo de áreas com resinose submetidas a tratamentos com fungicidas.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 5., 2015, Aracaju. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. p. 280, ref. 273-279. 1 CD-ROM. Editor Técnico: Marcelo Ferreira Fernandes.
Language: pt_BR
Keywords: Estrutura microbiana do solo
Fungicidas
Perfis de ácidos graxos.
Description: O coqueiro é uma das plantas cultivadas de maior importância no mundo, sendo a sua produção afetada por inúmeros fatores, inclusive doenças. A resinose do coqueiro é uma das principais doenças que afeta esta cultura e tem como agente etiológico o fungo Thielaviopsis paradoxa. O uso de fungicidas para o controle desta doença está em fase de testes. Devido ao fato do tratamento do estipe com pulverização de fungicidas propiciar o molhamento do solo via deriva objetivou-se com este estudo analisar possíveis alterações na estrutura das comunidades microbianas (ECM) das áreas tratadas, visto que o patógeno causador da resinose tem alta capacidade de sobrevivência no solo e que mudanças na comunidade microbiana podem interferir na sua população. Para tanto foram coletadas amostras de solo de áreas com alta incidência da resinose que receberam os seguintes tratamentos: 1- testemunha sem tratamento, 2- tiofanato metílico, 3- difenoconazol, 4- tiabendazol. A técnica dos perfis cromatográficos de ácidos graxos de fosfolipídios (PLFAME) derivados de microrganismos foi empregada nas amostras para avaliar mudanças nas ECM estabelecidas no solo sob cada tratamento. Gradientes significativos foram observados entre as amostras para os marcadores de ácidos graxos típicos de bactérias gram positivas e actinomicetos, os quais predominaram nas amostras sem tratamento com fungicidas, e nos marcadores típicos de bactérias gram negativas, fungos micorrízicos e fungos saprófitas, os quais predominaram nas amostras de parcelas que receberam aplicação de fungicidas. No entanto, diferenças significativas na ECM não foram observadas nas comparações entre os tratamentos avaliados, no período deste estudo.
Thesagro: Pesticida
Thielaviopsis Paradoxa.
Data Created: 2015-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisedaestrutura.pdf138,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace