Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028624
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Tese/dissertação (ALICE)
Issue Date: 2014
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: SOLANO, V. de O.
Additional Information: VIVIANE DE OLIVEIRA SOLANO, CPAP.
Title: Cientometria e modelização de domínios de conhecimento: análise da produção técnica da Embrapa Pantanal no período de 2007-2012.
Publisher: 2014.
Pages: 181 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Inclui CD-ROM contendo apêndices e anexos.
Keywords: Cientometria
Modelização de domínios de conhecimento
Teoria da Classificação Facetada
Produção Técnica
Embrapa Pantanal
Scientometrics
Knowledge Domains Modeling
Classification Faceted Theory
Technical Production
Description: Esta pesquisa de mestrado compreende um estudo cientométrico das publicações da Embrapa Pantanal, denominadas: Documentos, Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, Comunicado Técnico, Circular Técnica e Artigos de Divulgação na Mídia - produzidas e editadas no período 2007 a 2012. O estudo busca responder duas questões fundamentais: Como se configura o universo conceitual formado a partir do mapeamento das entidades/temas constantes das publicações técnicas da Embrapa Pantanal? b) Como se caracterizam essas publicações? Parte-se de três pressupostos fundamentais: a) Uma instituição de pesquisa é considerada um domínio passível de estudos, espelhando-se no conhecimento refletido em documentos produzidos por seus pesquisadores; b) Uma análise cientométrica implica a adoção de metodologias consolidadas na área de Biblioteconomia e Ciência da informação (BCI), considerando que é preciso operar com parâmetros metodológicos rigorosos para se obter resultados válidos; c) A prática cientométrica, quando envolve análise de temas, torna necessária a modelização prévia de determinado domínio. Fundamenta-se em aportes teóricos sobre modelização de domínios de conhecimento, estudos cientométricos e indicadores, teoria da classificação facetada, teoria do conceito e mapas conceituais. Baseia-se em metodologia de aplicação mais ampla, tendo por um de seus objetivos obter inferências sobre o direcionamento da produção técnica da Embrapa Pantanal. Os procedimentos metodológicos compreendem quatro fases: levantamento de fontes, coleta e organização do universo empírico; análise descritiva dos dados bibliográficos; modelização segundo a proposta categorial de Ranganathan; modelização e inserção das entidades/temas em mapas conceituais. As entidades/temas mapeadas e quantificadas são apresentadas por meio de mapas conceituais formados por 20 grandes classes com suas respectivas facetas e subfacetas do domínio, correspondendo ao número total de 630 entidades/temas que representam a diversidade de objetos de pesquisa. Destacam-se como classes privilegiadas pelos autores: Animais, Ecorregiões, Plantas, Geopolítica, Meio ambiente, Recursos, Metodologia das pesquisas, Produção, Documentos/documentação e Bacia Hidrográfica. Os 199 artigos foram publicados por 291 autores. Destacam-se os autores mais produtivos, autorias colaborativas e institucionais. Ressalta-se como contribuição relevante para a área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, a modelização de domínios de conhecimento para a quantificação nos estudos métricos de produção técnica e, a análise facetada como subsídio para tal modelização. São apresentadas recomendações para política editorial e de pesquisa da Embrapa Pantanal.
Thesagro: Comunicação
NAL Thesaurus: Information Science
Year: 2015-11-16
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vivianedissertacaofinalb.pdf5,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace