Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028736
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agrobiologia - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: PAULA, P. D. de
CAMPELLO, E. F. C.
GUERRA, J. G. M.
SANTOS, G. de A.
RESENDE, A. S. de
Additional Information: PATRICIA DINIZ DE PAULA, SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULUTURA, RJ; EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO, CNPAB; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB; GABRIEL DE ARAUJO SANTOS, UFRRJ; ALEXANDER SILVA DE RESENDE, CNPAB.
Title: Decomposição de podas das leguminosas arbóreas Gliricidia sepium E. Acacia angustissima em um sistema agroflorestal
Publisher: Ciência Florestal, Santa Maria, v. 25, n. 3 p. 791-800, jul./set. 2015
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo em aleias
Ciclagem de nutrientes
SAFs.
Description: Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) trazem benefícios múltiplos e constituem uma alternativa para minimizar a degradação ambiental e alcançar um desenvolvimento sustentável, devido à diversidade de espécies que os compõe. O presente estudo avaliou a contribuição das leguminosas arbóreas, Gliricidia sepium e Acacia angustissima, cultivadas em aleias intercaladas com banana (Musa sp.) e açaí (Euterpe oleraceae), na implantação de Sistema Agroflorestal. Comparou-se a produção de biomassa e ciclagem de nutrientes no SAF, com a leguminosa herbácea Pueraria phaseoloides e adubação nitrogenada. O SAF foi implantado em maio de 2004, no Campo Experimental da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica - RJ. O delineamento experimental foi de blocos casualizados com cinco tratamentos, constituídos das leguminosas acácia-angustíssima (Acacia angustissima), kudzu-tropical (Pueraria phaseoloides), gliricídia (Gliricidia sepium) dispostas nas entrelinhas da banana e do açaí; além de adubação nitrogenada com ureia, e cobertura viva oriunda da vegetação espontânea. Para quantificar a produção de biomassa e liberação de N, P, Ca, Mg e K in situ foram cortadas as leguminosas e roçado o kudzu-tropical e a vegetação espontânea. As determinações da matéria seca remanescente, liberação de nutrientes, constantes de decomposição e os tempos de meia-vida dos resíduos vegetais foram realizadas acondicionando-se 50 g de material fresco em litterbags, dispostos na superfície do solo, tomando-se amostras aos 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 60 e 75 após o início do experimento. Acacia angustissima e kudzu-tropical apresentaram maior produção de biomassa seca, igual a 10,8 Mg ha-1. Os resíduos da gliricídia resultaram em maiores constantes de decomposição, nas duas estações do ano.
Thesagro: Adubação Verde
Biomassa.
Data Created: 2015-11-17
ISSN: 0103-9954
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DECOMPOSICAODASPODAS.pdf299,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace