Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1028789
Título: Crescimento e acumulação de nutrientes em plantas de taro sob níveis de sombreamento artificial.
Autor: OLIVEIRA, F. L. de
ARAÚJO, A. P.
GUERRA, J. G. M.
Afiliación: FABIO LUIZ DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ADELSON PAULO ARAUJO, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; JOSE GUILHERME MARINHO GUERRA, CNPAB.
Año: 2011
Referencia: Horticultura Brasileira, Brasília, v. 29, n. 3, p. 292-298, jul./set., 2011.
Páginas: 7 p.
Descripción: Foi conduzido um experimento em vasos com solo com o objetivo de avaliar o crescimento e acumulação de nutrientes de plantas de taro (Colacasia esculenta) sob níveis de sombreamento artificial. O experimento foi constituído de quatro níveis de sombreamento (0, 25, 50 e 75% de restrição de luz) e nove coletas mensais, no delineamento de blocos casualizados em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os níveis de sombreamento foram obtidos com uso de armações galvanizadas revestidas de sombrite. A restrição de luz não modificou a biomassa total das plantas, todavia sob 50 e 75% de restrição de luz a razão raiz:parte aérea foi menor. Nessas condições, as plantas tiveram maiores alturas, número de folhas e área foliar, mas menor taxa de assimilação líquida. A restrição de 75% de luz atrasou em 30 dias a formação de rizomas-filhos e reduziu a produção final de rizomas. A restrição de luz não afetou a acumulação de macronu-trientes, sendo o máximo acúmulo observado aos 102 dias do plantio para N, P e K, e aos 123 dias para Ca e Mg. Condições de acentuada restrição de luz induziram investimento inicial das plantas de taro na parte aérea em detrimento de raízes, com posterior atraso na formação dos órgãos de reserva levando à redução na produção de rizomas.
Thesagro: Nutrição Vegetal
Estimulante de Crescimento Vegetal
Área foliar
Palabras clave: Colocasia esculente
ISSN: 0102-0536
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CNPAB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Crescimento-e-acumulacao.pdf432,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace