Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1029947
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERREIRA, R. R. M.
FERREIRA, V. M.
TAVARES FILHO, J.
RALISCH, R.
Additional Information: ROGERIO RESENDE MARTINS FERREIRA, CPAFAC; Vinicius Martins Ferreira, Instituto Voçorocas; João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina; Ricardo Ralisch, Universidade Estadual de Londrina.
Title: Qualidade físico-hídrica de cambissolo sob pastagem extensiva.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 21., 2015, Brasília. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão: anais. Brasília, DF: Abrh, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Qualidade física
Pastagem extensiva.
Description: O objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de pastagem extensiva com Brachiaria decumbens sobre a qualidade física de dois Cambissolos, originados de Micaxisto e Gnaisse-Granítico Leucocrático. As amostras de solo foram coletadas em 08 trincheiras totais localizadas no topo, meia-encosta e baixadas em topossequências nas camadas 0-10, 10-20, 20-40, 40-60cm. Os sistemas de pastagens extensivas em Cambissolos com diferentes materiais de origem provocam alteração na qualidade físico-hídrica do solo na profundidade de 0-10 cm. A área de Micaxisto apresenta textura arenosa nas camadas de 0-10 e 10-20 cm e textura média nas camadas de 20-40 cm e 40-60 cm sendo indicativo de processos erosivos e migração da argila para as camadas mais profundas. A área de Gnaisse-Granítico Leucocrático apresenta textura média em todas as profundidades, maiores teores de silte e areia fina, maior densidade nas camadas de 0-10 e 40-60 cm, baixa macroporosidade em todas as profundidades sendo mais susceptível à erosão em relação à área de Micaxisto. Os atributos físicos estudados apresentaram bom desempenho como indicadores da qualidade do solo.
Thesagro: Brachiaria Decumbens
Cambissolo
Pedologia
Solo.
Data Created: 2015-11-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25808.pdf480,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace