Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1029987
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: QUEIROZ, A. P.
BUENO, A. de F.
FERNANDES, A. P.
BORTOLOTTO, O. C.
Additional Information: ANA P. QUEIROZ, IAPAR; ADENEY DE FREITAS BUENO, CNPSO; ALINE P. FERNANDES, Universidade Federal da Fronteira do Sul; ORCIAL C. BORTOLOTTO, UEL.
Title: Capacidade de parasitismo de Telenomus remus criados em ovos de Corcyra cephalonica e parasitando ovos de Spodoptera frugiperda.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO, 14., 2015, Teresópolis. [Resumos...]. Londrina: Sociedade Entomológica do Brasil, 2015.
Language: pt_BR
Notes: Resumo de e-poster: TCBA 26. Siconbiol.
Description: A utilização de hospedeiros alternativos na criação massal de parasitoides de ovos, possui como meta reduzir custos e aumentar a eficiência durante o processo de criação massal. No entanto, parasitoides criados por sucessivas gerações em hospedeiro alternativo, podem diminuir seu parasitismo em ovos do hospedeiro natural. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade de parasitismo de Telenomus remus em ovos de Spodoptera frugiperda, após ser criado em ovos de Corcyra cephalonica por sucessivas gerações. O experimento foi conduzido em câmara climatizada com (T: 25±2°C; UR: 80±10%; fotofase: 14h) em delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (Parasitoide criado em C. cephalonica por 35, 40 e 45 gerações) e 6 repetições (n = 5), ou seja com 5 indivíduos em cada uma. Fêmeas de T. remus recém-emergidas (até 24 horas) foram individualizadas em tubos do tipo Duran, contendo uma gotícula de mel como alimento. Aproximadamente 100 ovos de S. frugiperda foram colados em cartelas brancas devidamente identificadas de acordo com os respectivos tratamentos, e posteriormente ofertadas às fêmeas T. remus por um período de 24 horas. As variáveis avaliadas foram: número de ovos parasitados, emergência (%), razão sexual e longevidade das fêmeas parentais. Para todas as avaliações realizadas, número de ovos parasitados (59, 91, 97), viabilidade do parasitismo (99%, 99% e 98% de emergência de adultos), razão sexual (0,61, 0,62 e 0,56) e longevidade das fêmeas parentais (5, 6 e 6 dias) não foi verificado diferença entre as gerações F35, F40 e F45 avaliadas, respectivamente. Esses resultados indicam que ovos de C. cephalonica podem ser utilizados para criações massais de T. remus, visando o controle de S. frugiperda, já que mesmo ao longo das gerações não há evidencias de redução da sua capacidade de parasitismo no hospedeiro alvo de controle no campo.
Thesagro: Criação Massal
Inseto Para Controle Biológico.
NAL Thesaurus: Biological control.
Insect rearing
Data Created: 2015-11-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCBA26.pdf10,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace