Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030192
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: TEODORO, P. E.
BARROSO, L. M. A.
NASCIMENTO, M.
TORRES, F. E.
SAGRILO, E.
SANTOS, A. dos
RIBEIRO, L. P.
Additional Information: Paulo Eduardo Teodoro, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana, Aquidauna, MS.; Laís Mayara Azevedo Barroso, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.; Moysés Nascimento, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Estatística, Viçosa, MG.; Francisco Eduardo Torres, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana, Aquidauna, MS.; EDVALDO SAGRILO, CPAMN; Adriano dos Santos, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ.; Larissa Pereira Ribeiro, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Campus Aquidauana, Aquidauna, MS.
Title: Redes neurais artificiais para identificar genótipos de feijão-caupi semiprostrado com alta adaptabilidade e estabilidade fenotípicas.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 50, n. 11, p. 1054-1060, nov. 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Inteligência artificial
Genotypes.
Environments interaction
Description: O objetivo deste trabalho foi verificar a concordância entre as redes neurais artificiais (RNAs) e o método de Eberhart & Russel na identificação de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata) com alta adaptabilidade e estabilidade fenotípicas. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de 18 linhagens experimentais e duas cultivares de feijão-caupi. Foram conduzidos quatro ensaios de valor de cultivo e uso nos municípios de Aquidauana, Chapadão do Sul e Dourados, no estado do Mato Grosso do Sul. Os dados de produtividade de grãos foram submetidos às análises de variância individual e conjunta. Em seguida, os dados foram submetidos às análises de adaptabilidade e estabilidade por meio dos métodos de Eberhart & Russell e de RNAs. Houve elevada concordância entre os métodos avaliados quanto à discriminação da adaptabilidade fenotípica dos genótipos de feijão-caupi semiprostrado, o que indica que as RNAs podem ser utilizadas em programas de melhoramento genético. Em ambos os métodos avaliados, os genótipos BRS Xiquexique, TE97-304G-12 e MNC99-542F-5 são recomendados para ambientes desfavoráveis, gerais e favoráveis, respectivamente, por apresentarem produtividade de grãos acima da média geral dos ambientes e alta estabilidade fenotípica.
Thesagro: Genótipo
Aclimatação
Vigna unguiculata
Feijão de corda
NAL Thesaurus: Artificial intelligence.
Data Created: 2015-12-01
ISSN: 0100-204X
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArtigoSagriloPABNov2015.pdf453,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace