Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030613
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VENTURINI, M. T.
ARAÚJO, T. da S.
ABREU, E. F. M.
ANDRADE, E. C. de
SANTOS, V. da S.
OLIVEIRA, E. J. de
Additional Information: MARCELA TONINI VENTURINI, UFRB; TAYLANE DA SILVA ARAÚJO, UFRB; EMANUEL FELIPE MEDEIROS ABREU, CNPMF; EDUARDO CHUMBINHO DE ANDRADE, SRI; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF.
Title: Efeito do vírus do mosaico comum em atributos produtivos de mandioca.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Mnadioca
Plant diseases.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do vírus do mosaico comum (CsCMV) no desempenho produtivo de diferentes variedades de mandioca. Foram avaliados experimentos em dois anos agrícolas em dois ambientes utilizando delineamento em blocos casualizados em fatorial 2 (inoculado e não inoculado com CsCMV) x 6 (variedades). Inoculações artificiais do CsCMV foram realizadas a os 30 e 45 dias após o plantio. A colheita e as avaliações foram realizadas aos 10-12 meses após o plantio. Foram avaliadas as características produtividade da parte aérea (PPA), produtividade de raízes (PTR) e produtividade de amido (PROD-AMD). Diferenças significativas foram observadas para variedades, ambiente e presença de CsCMV para as três características avaliadas. A inoculação do CsCMV reduziu em média 19% na produtividade da parte aérea, de raízes e amido em mandioca, embora houve grande variação entre as variedades analisadas, chegando a reduções de mais de 30% em algumas características. A BRS Kiriris foi a mais suscetível ao vírus, enquanto a BRS Formosa foi a mais resistente. Por outro lado, as variedades BRS Poti Branca e BRS Tapioqueira produziram mais de 32 t.ha -1 de raízes e 9 t.ha-1 de amido, mesmo sob inoculação com o CsCMV.
Thesagro: Doença de planta
Manihot Esculenta.
Data Created: 2015-12-03
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitodovirus00043.pdf102,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace