Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030671
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: HOHENFELD, C. S.
SANTANA, M. P.
SILVA, M. A. da
OLIVEIRA, E. J. de
OLIVEIRA, S. A. S. de
Additional Information: CAMILA SANTIAGO HOHENFELD, UFRB; MARIANA PEREIRA SANTANA, Biologia; MARCONDES ARAÚJO DA SILVA; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; SAULO ALVES SANTOS DE OLIVEIRA, CNPMF.
Title: Agressividade de isolados de Phytophthora spp., Botryosphaeria spp. e Fusarium spp. associados com a podridão radicular da mandioca.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Plant diseases.
Description: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é a uma das principais fontes de carboidratos de países em desenvolvimento. Contudo, várias doenças podem afetar sua produtividade, dentre elas a podridão radicular, causada por um complexo de patógenos. As podridões radiculares podem ser divididas em função dos sintomas em podridão seca, mole ou negra. As perdas podem chegar a 100%, dependendo da susceptibilidade da variedade adotada e da agressividade dos isolados. O objetivo deste trabalho foi comparar a agressividade de diferentes espécies de fungos e o omicetos associadas a cada um dos sintomas afim de subsidiar trabalhos envolvendo a seleção de plantas resistentes à doença. Discos com estruturas fúngicas de 15 isolados foram inoculados por meio de perfuração (6 mm de diâmetro) no centro dos discos de raiz de mandioca, sendo utilizado como controle discos de BDA (sem crescimento fúngico). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (15 isolados x 12 repetições). As avaliações foram realizadas cinco dias após a inoculação, mensurando-se a área lesionada com auxílio do Programa ImageTool. Os isolados testados apresentaram diferenças significativas na agressividade, sendo que os isolados de Botryosphaeria spp. foram mais agressivos em comparação com os isolados de Phytophthora spp. e Fusarium spp.
Thesagro: Mandioca
Doença de planta
NAL Thesaurus: Cassava.
Year: 2015-12-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Agressividadedeisolados00058.pdf678,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace