Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030686
Título: Qualidade da raiz de híbridos entre espécies silvestres de Manihot e cultivares de mandioca.
Autoria: SILVA, D. de C. S. da
OLIVEIRA, L. A. de
PEIXOTO, F. J. B.
SANTOS, V. da S.
OLIVEIRA, E. J. de
LEDO, C. A. da S.
Afiliação: DREID DE CERQUEIRA SILVEIRA DA SILVA, UFRB; LUCIANA ALVES DE OLIVEIRA, CNPMF; FRANCISCO JOAQUIM BARBOSA PEIXOTO; VANDERLEI DA SILVA SANTOS, CNPMF; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MANDIOCA, 16.; CONGRESSO LATINO-AMERICANO E CARIBENHO DE MANDIOCA, 2015, Foz do Iguaçu. Integração: segurança alimentar e geração de renda: anais. Foz do Iguaçu: SBM, 2015. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade de raiz de híbridos intra e interespecíficos de Manihot a partir do cruzamento entre espécies silvestres de Manihote cultivares de mandioca. Foram avaliadosum total de 27 materiais envolvendo genótipos de mandioca e híbridos intra e interespecíficos de Manihot. A amostragem de raízes foi realizada conforme a metodologia descrita por Rodriguez-Amaya& Kimura.Os tratamentos testemunhas utilizando genótipos de mandioca apresentaram valores de proteína variando de 0,73% a 1,58% e teor de matéria seca de 45,96 a 46,95%. Para os híbridos de Manihotforam encontrados teoresde proteína entre 0,62% a 4,55% para o 464-01 e 452-08, respectivamente. A maioria dos híbridos apresentouteoresde proteína das raízes acima de 2% chegando a 4%. O teor de matéria seca da raiz encontrado para os híbridos variaram de 27,29% a 46,35% para 452-09 e 450-16, respectivamente. Somente um híbrido apresentou valor abaixo de 30%. A utilização de espécies silvestres de Manihot em programas de hibridação propiciam híbridos com alto teor de matéria seca e proteína nas raízes.
Thesagro: Mandioca
NAL Thesaurus: Cassava
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Qualidadedaraiz00088.pdf158,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace