Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030821
Título: Teores de NPK em sorgo forrageiro irrigado com efluente salino da piscicultura.
Autoria: GUMARÃES, M. J. M.
SIMOES, W. L.
WILLADINO, L. G.
FERREIRA, P. P. B.
SILVA, M. V. T. da
SOUZA, M. A.
Afiliação: M. J. M. GUIMARÃES, Doutorando em Engenharia Agrícola - UFRPE; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; L. G. WILLADINO, Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco; P. P. B. FERREIRA, Mestrando da UNIVASF; M. V. T. DA SILVA, Mestrando da UNIVASF; M. A. SOUZA, Mestrado da UNEB.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: CONGRESSO NACIONAL DE IRRIGAÇÃO E DRENAGEM, 25., 2015, São Cristóvão Agricultura irrigada no Semiárido brasileiro: anais. São Cristóvão: ABID: Universidade Federal de Sergipe, 2015.
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a absorção de macronutrientes (NPK) em plantas de sorgo forrageiro irrigado com efluente salino da piscicultura. O estudo foi implantado no município de Petrolina/PE no ano de 2013, em um Argissolo Vermelho Amarelo. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro blocos. Foram aplicadas quatro frações de lixiviação com uso de água salina (2,57 dS m-1) proveniente dos rejeitos da piscicultura: 0; 5; 10 e 15% de lixiviação. A colheita foi realizada quando os grãos da porção central da panícula apresentaram aspecto pastoso a farináceo. Na ocasião, foram coletadas amostras do limbo foliar para determinação dos teores de nitrogênio fósforo e potássio. A aplicação das frações de lixiviação aplicadas promoveu um aumento linear nos teores de nitrogênio e fósforo, e um efeito quadrático nos teores de potássio.
Thesagro: Sorgo forrageiro
Irrigação
Salinidade
Absorção de Nutrientes
NAL Thesaurus: Irrigation
Palavras-chave: Nutrição mineral
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
012.pdf132,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace