Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1030884
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SCHWADE, S.
GALLO, J.
OLIVEIRA JUNIOR, R. C. de
OLIVEIRA, D. R. de
MELEM JUNIOR, N. J.
SANTOS, D. B. dos
Additional Information: Sergio Schwade, Fazenda Mojui; Juliano Gallo, INCRA; RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR, CPATU; Daniel Rocha de Oliveira, CEULS/ULBRA; NAGIB JORGE MELEM JUNIOR, CPAF-AP; Darlisson Bentes dos Santos, CEULS/ULBRA.
Title: Avaliação da produtividade da soja sob diferentes doses de Fósforo na região de Santarém - PA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Description: A agricultura no Brasil possui uma das maiores produções quando comparadas às principais potências mundiais no setor. As áreas agricultáveis e o próprio clima representam dentre outros fatores, um atrativo para qualificar o país como um grande produtor de alimentos e principalmente de grãos. A soja participa do Produto Interno Bruto (PIB) como um item de extrema importância na economia agrícola, inserindo diversos insumos, inerentes à qualidade de toda essa produção. Dentre os mais importantes, temos o Fósforo (P), que possui relevante papel no desenvolvimento e crescimento da soja, sendo foco de muitos estudos agronômicos relativos ao melhor manejo dos cultivos espalhados pelo Brasil. O presente trabalho aborda a utilização da adubação fosfatada na cultura da soja (FTS 4188) em diferentes dosagens, com o objetivo de avaliar a relação entre as doses aplicadas e a produtividade de grãos. Dessa forma o experimento foi realizado em blocos ao acaso, onde foram utilizados cinco tratamentos com diferentes dosagens de P2O5 sendo: 0 kg.ha-1 (Testemunha T1); 30 kg.ha-1 (T2); 60 kg.ha-1 (T3); 90 kg.ha-1 (T4) e 120 kg.ha-1 (T5) com quatro repetições. O experimento foi conduzido em Latossolo Amarelo e as dimensões das parcelas estudadas foram de 2,7 x 6,0 m. Uma vez verificada a produtividade de cada tratamento constatou-se que as médias dos dados não apresentaram diferença estatística significativa, sugerindo que em solos argilosos com altas concentrações de fósforo não existe a necessidade de adubação
Thesagro: Adubação
Fósforo
Produção
Soja
Solo.
Data Created: 2015-12-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2152.pdf345,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace