Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031158
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CUNHA, T. J. F.
SA, I. B.
TAURA, T. A.
SANTOS, S. M. dos
Additional Information: TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; IEDO BEZERRA SA, CPATSA; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; SAULO MEDRADO DOS SANTOS, Mestrando da UNIVASF.
Title: Uso atual e ocupação do solo sob irrigação no perímetro irrigado do Projeto Salitre, Juazeiro - BA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 35., 2015, Natal. O solo e suas múltiplas funções: anais. Natal: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Área irrigada
Projeto salitre
Paisagem
Semiárido
Natural resource.
Description: As transformações da paisagem devido à ocupação antrópica, modificando os aspetos naturais das paisagens, mais do que uma consequência é uma questão de tempo. O levantamento da cobertura e do uso da terra, é uma pesquisa básica que pode ser resumida por meio de mapas. Através destes estudos, pode-se indicar a distribuição geográfica da tipologia de uso, identificada por meio de padrões homogêneos da cobertura terrestre. Este trabalho teve como objetivo quantificar a partir de imagens de satélite a ocupação da área irrigada no projeto salitre no período de 2009 a 2015. Foram utilizadas as imagens de satélite Landsat TM 5, órbita 217/67 de 24/09/2009 e do Satélite indiano ResourceSat Liss 3 da órbita 334/083 do dia 03/04/2015. As imagens foram georeferenciadas para o sistema SIRGAS 2000, UTM zona 24 Sul e aplicadas o recorte da área de estudo. As classes de uso predominantes na área de estudo foram selecionadas com base no conhecimento prévio da mesma. Foram calculados os índices de vegetação da diferença normalizada, ou seja, o NDVI, que permitiu a discriminação da cobertura vegetal e das áreas irrigadas. A área ocupada por cultivos agrícolas é de 3.562 ha, ou seja 70% da área disponível para irrigação que é de 5.099 ha. Da área ocupada com agricultura, 2.435 ha (68%) são utilizados com as culturas da banana, cebola, melão, entre outras. O restante, 1.127 ha (32%) é ocupado com a produção de cana de açúcar.
Thesagro: Recurso natural
Solo
Ocupação.
Data Created: 2015-12-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tony12015.pdf434,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace