Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1031976
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: NONATO, A. C. R.
XAVIER, F. A. da S.
PEREIRA, D. S.
SOUZA, L. D.
Additional Information: ANA CAROLINA RABELO NONATO, UFRB; FRANCISCO ALISSON DA SILVA XAVIER, CNPMF; DJALMA SILVA PEREIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF.
Title: Matéria orgânica leve do solo em função do uso combinado de leguminosas e biocarvão no processo de recuperação de área degradada pelo cultivo intensivo de mandioca.
Publisher: In: JORNADA CIENTÍFICA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA, 9., 2015: Cruz das Almas, BA. Pesquisa: para quê? para quem? : resumos. Brasília, DF : Embrapa, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: Processo erosivo
Solo coeso
Vegetação espontânea.
Description: O cultivo intensivo do solo com uma mesma cultura durante anos consecutivos pode levar à perda da sua fertilidade e desencadear um processo erosivo de difícil recuperação. O cultivo de leguminosas e/ou aplicação de biocarvão no solo têm sido consideradas estratégias interessantes para o processo de recuperação do solo em áreas degradadas pelo cultivo agrícola. Não há informação, porém, sobre o uso combinado destas técnicas na recuperação do solo. A matéria orgânica leve (MOL) representa um compartimento do C orgânico do solo importante para a atividade microbiana e para a ciclagem de nutrientes no solo e pode ser considerada um indicador sensível às mudanças recentes nos níveis de C orgânico do solo em função do manejo.
NAL Thesaurus: biochar.
Data Created: 2015-12-17
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
jornadacientifica2015Pagina117.pdf548,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace