Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032610
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANGELO, P. C. da S.
CARLI, J. R. de
DOMINGHETI, T.
BARTELEGA, L.
REIS, A. M.
FERREIRA, I. B.
CARVALHO, C. H. S. de
MATIELO, J. B.
PAIVA, R. N.
Additional Information: PAULA CRISTINA DA SILVA ANGELO, SAPC; JULIANO RODRIGUES DE CARLI, Bolsistas SAPC; THIAGO DOMINGUETI, Bolsista PROCAFÉ; LUCAS BARTELEGA, Bolsista Procafé; ANDRÉ M. REIS, Bolsista Procafé; IRAN B. FERREIRA, Bolsista Procafé; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; JOSÉ BRAZ MATIELO, Fundação Procafé; RODRIGO N. PAIVA, Fundação Prócafé.
Title: Soma térmica da pós antese até o fruto verde como forma de caracterizar genótipos de cafeeiro em dois locais de plantio em Minas Gerais.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS, 41., 2015, Poços de Caldas. Com mais tecnologia, o melhor café se aprecia: trabalhos apresentados. Varginha: Fundação Procafé, 2015 417 p.
Language: pt_BR
Keywords: Soma térmica
Description: Entre os fatores importantes para a seleção e recomendação de variedades, relacionados diretamente com a produtividade dos cafeeiros, está a adaptabilidade das plantas à região produtora. Espera-se de cultivares bem adaptadas que apresentem boa produtividade, vigor, porte, resistências a doenças e maturação e qualidade dos frutos adequadas às expectativas do produtor. Os processos de florescimento e desenvolvimento e maturação do fruto do cafeeiro são importantes para a adaptabilidade e bastante influenciados, como na maioria das espécies vegetais, pelas variáveis ambientais. Desde o século 18, a necessidade de que dados referentes ao tempo decorrido para que os diferentes estádios de desenvolvimento das plantas sejam atingidos e/ou ultrapassados e as variáveis ambientais sejam avaliados de forma integrada é percebida. E desde as décadas de 70 e 80, o que pode ser chamado ?thermal time? ou ?soma-térmica? tem se mostrado útil para a descrição do desenvolvimento das plantas de forma integrada com a temperatura. Este processo tem sido utilizado para cafeeiros, mas ainda não havia sido aplicado aos genótipos incluídos neste trabalho.
Thesagro: Café
Produtividade
Data Created: 2015-12-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Somatermicadaposanteseateofruto.pdf153,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace