Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1032726
Título: Avaliação de indicadores de sustentabilidade em agroecossistemas com barragens subterrâneas - a percepção dos agricultores na Bahia.
Autoria: FREITAS, M. J. de
FERREIRA, G. B.
SILVA, M. S. L. da
MOREIRA, M. M.
SILVA, J. N.
Afiliação: MARIA JOSÉ DE FREITAS, IFPE; GIZELIA FERREIRA BARBOSA, IFPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; MÁRCIA MOURA MOREIRA, UFBA; JANAINA NAIR SILVA, IFPE.
Ano de publicação: 2015
Referência: Cadernos de Agroecologia, v. 10, n. 3, out. 2015. Edição dos Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia e IV Seminário Estadual de Agroecologia, Belém, PA, set./out. 2015.
Conteúdo: O monitoramento dos agroecossistemas é indispensável para o desenvolvimento das unidades de produção, além de possibilitar uma proposta na construção do desenvolvimento sustentável local. O trabalho teve como objetivo avaliar a sustentabilidade dos agroecossistemas com barragens subterrâneas a partir da percepção das famílias sobre diferentes indicadores de sustentabilidades. Na amostragem feita foram selecionadas três propriedades no estado da Bahia: uma no município de Serrolândia e as outras duas no município de Canudos. As três propriedades estudadas estão caminhando lentamente em direção a um agroecossistema mais sustentável, superando as limitações sociais, econômicas e ambientais da região semiárida brasileira, tendo a barragem subterrânea e outras tecnologias de convivência com o semiárido como potencial para garantir a estabilidade dessas propriedades.
Palavras-chave: MESMIS
Convivência com o semiárido
Participação
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015107.pdf238,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace