Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033043
Título: Expressão gênica diferencial envolvida com condronecrose bacteriana com osteomielite em frangos de corte com 35 dias de idade.
Autoria: PEIXOTO, J. de O.
IBELLI, A. M. G.
CANTAO, M. E.
ZANELLA, R.
JAENISCH, F. R. F.
GIACHETTO, P. F.
SETTLES, M. L.
PANDOLFI, J. R. C.
COUTINHO, L. L.
LEDUR, M. C.
Afiliação: JANE DE OLIVEIRA PEIXOTO, CNPSA
ADRIANA MERCIA GUARATINI IBELLI, CNPSA
MAURICIO EGIDIO CANTAO, CNPSA
RICARDO ZANELLA, UPF
FATIMA REGINA FERREIRA JAENISCH, CNPSA
POLIANA FERNANDA GIACHETTO, CNPTIA
MATTHEW LEE SETTLES, Institute for Bioinformatics and Evolutionary Studies, University of Idaho, ID, USA.
JOSE RODRIGO CLAUDIO PANDOLFI, CNPSA
LUIZ LEHMANN COUTINHO, USP
MONICA CORREA LEDUR, CNPSA.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 52., 2015, Belo Horizonte. Zootecnia: otimizando recursos e potencialidades: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.
Conteúdo: A incidência de problemas ósseos é considerada uma das principais preocupações para a indústria avícola devido a perdas econômicas significativas e ao impacto negativo no bem-estar. As vias metabólicas e os genes envolvidos nas patologias ósseas permanecem desconhecidos. A condronecrose bacteriana com osteomielite (CBO) é uma das principais doenças ligadas a problemas locomotores em frangos. Na tentativa de esclarecer os mecanismos genéticos envolvidos na manifestação da CBO, objetivou-se identificar os genes diferencialmente expressos no fêmur de frangos de corte normais e afetados por esta desordem, por meio da tecnologia de RNA-Seq. Neste estudo foram utilizados frangos de corte comerciais machos aos 35 dias de idade, sendo 4 normais e 4 com CBO inicial. O sequenciamento das bibliotecas foi realizado na plataforma Illumina. Os genes diferencialmente expressos foram selecionados utilizando-se o pacote EdgeR, com base no False Discovery Rate (FDR≤ 0,05) e log de fold-change ≥ 1,0. Um total de 11.500 genes se apresentaram expressos nesse tecido ósseo, dos quais 153 foram diferencialmente expressos entre frangos normais e afetados. Após a análise de ontologia gênica (GO), alguns genes candidatos foram prospectados. O conhecimento dos genes que controlam esse distúrbio pode apoiar estratégias de melhoramento para a produção de frangos de corte comerciais resilientes para CBO, com o objetivo de se reduzir as perdas ocasionadas por problemas locomotores na indústria avícola.
Palavras-chave: CBO
Genes diferencialmente expressos
GO
RNA Seq
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
final7862.pdf525,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace