Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033043
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Suínos e Aves - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PEIXOTO, J. de O.
IBELLI, A. M. G.
CANTAO, M. E.
ZANELLA, R.
JAENISCH, F. R. F.
GIACHETTO, P. F.
SETTLES, M. L.
COUTINHO, L. L.
LEDUR, M. C.
Additional Information: JANE DE OLIVEIRA PEIXOTO, CNPSA; ADRIANA MERCIA GUARATINI IBELLI, CNPSA; MAURICIO EGIDIO CANTAO, CNPSA; RICARDO ZANELLA, UPF; FATIMA REGINA FERREIRA JAENISCH, CNPSA; POLIANA FERNANDA GIACHETTO, CNPTIA; MATTHEW LEE SETTLES, Institute for Bioinformatics and Evolutionary Studies, University of Idaho, ID, USA.; LUIZ LEHMANN COUTINHO, USP; MONICA CORREA LEDUR, CNPSA.
Title: Expressão gênica diferencial envolvida com condronecrose bacteriana com osteomielite em frangos de corte com 35 dias de idade.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 52., 2015, Belo Horizonte. Zootecnia: otimizando recursos e potencialidades: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2015.
Language: pt_BR
Keywords: CBO
Genes diferencialmente expressos
GO
RNA Seq
Description: A incidência de problemas ósseos é considerada uma das principais preocupações para a indústria avícola devido a perdas econômicas significativas e ao impacto negativo no bem-estar. As vias metabólicas e os genes envolvidos nas patologias ósseas permanecem desconhecidos. A condronecrose bacteriana com osteomielite (CBO) é uma das principais doenças ligadas a problemas locomotores em frangos. Na tentativa de esclarecer os mecanismos genéticos envolvidos na manifestação da CBO, objetivou-se identificar os genes diferencialmente expressos no fêmur de frangos de corte normais e afetados por esta desordem, por meio da tecnologia de RNA-Seq. Neste estudo foram utilizados frangos de corte comerciais machos aos 35 dias de idade, sendo 4 normais e 4 com CBO inicial. O sequenciamento das bibliotecas foi realizado na plataforma Illumina. Os genes diferencialmente expressos foram selecionados utilizando-se o pacote EdgeR, com base no False Discovery Rate (FDR≤ 0,05) e log de fold-change ≥ 1,0. Um total de 11.500 genes se apresentaram expressos nesse tecido ósseo, dos quais 153 foram diferencialmente expressos entre frangos normais e afetados. Após a análise de ontologia gênica (GO), alguns genes candidatos foram prospectados. O conhecimento dos genes que controlam esse distúrbio pode apoiar estratégias de melhoramento para a produção de frangos de corte comerciais resilientes para CBO, com o objetivo de se reduzir as perdas ocasionadas por problemas locomotores na indústria avícola.
Data Created: 2016-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
final7862.pdf525,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace