Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1033137
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ARAGAO, R. de
CRUZ, M. A. S.
AMORIM, J. R. A. de
MENDONÇA, L. C.
PANTALEAO, S. M.
FIGUEIREDO, E. E. de
SRINIVASAN, V. S.
Additional Information: RICARDO DE ARAGAO; MARCUS AURELIO SOARES CRUZ, CPATC; JULIO ROBERTO ARAUJO DE AMORIM, CPATC; LUCIANA C. MENDONÇA; SILMARA M. PANTALEAO; EDUARDO E. DE FIGUEIREDO; VAJAPEYAM S. SRINIVASAN.
Title: Avaliação de modelos de previsão de mudanças climáticas para apoio a modelagem hidrossedimentologica via modelo SWAT aplicado à sub-bacia do Rio Siriri, em Sergipe.
Publisher: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 21., 2015, Brasília, DF. Segurança hídrica e desenvolvimento sustentável: desafios do conhecimento e da gestão: anais. Porto Alegre: Associação Brasileira de Recursos Hídricos, 2015.
Language: pt_BR
Description: A expansão das atividades humanas nas bacias hidrográficas tem causado mudanças profundas nesses ecossistemas, não só de ordem visual, como também na qualidade/quantidade dos recursos hídricos e no comportamento do clima, mediante a emissão de gases do efeito estufa. Estas mudanças impactam diretamente o regime de precipitação/temperatura e, por consequência o regime hidrológico. Estas mudanças climáticas estão sendo estudadas através do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que utilizam modelos de circulação atmosférica global (MCG) para simular, através de cenários, o clima do passado e do futuro (precipitação e temperatura) considerando o comportamento da população. Neste sentido, dados de precipitação e vazão observadas na sub-bacia do rio Siriri (Sergipe), bem como dados de precipitação e temperatura de nove MCG, ambos no período 1983-2000, foram utilizados para a seleção, via análise estatística, do MCG que melhor representa estes dados observados. Em paralelo, também foi realizada uma simulação hidrológica via modelo SWAT nesta bacia e como resultado dos dois procedimentos constatou-se que o modelo mais adequado para a bacia em estudo é o MPI ECHAM5 do instituto Max-Plank de Meteorologia, identificado aqui como MC8.
Thesagro: CLIMA
ÁGUA
BACIA HIDROGRÁFICA
Mudança Climática.
Data Created: 2016-01-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoMarcus.pdf300,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace